segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Prevenção ao câncer de próstata

Campanha Novembro Azul reforça para a importância de exames para o diagnóstico precoce

POR GABRIELA LESSA
Gustavo Araújo – Médico ressalta que a taxa de cura pode ser de 95%

Em mais um ano, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A conscientização é marcada pela campanha do Novembro Azul, no mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17. Segundo o urologista Dr. Gustavo Araújo, a prevenção e o diagnóstico precoce são determinantes para o combate deste tipo de câncer e melhorar as perspectivas de tratamento.

“Homens devem aproveitar o ‘Novembro Azul’ como uma oportunidade para se informar e tomar medidas para cuidar de sua saúde urológica. A conscientização sobre o câncer de próstata é fundamental para melhorar as taxas de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. A campanha desempenha um papel importante nesse esforço, incentivando os homens a cuidarem de sua saúde e conversarem com seus médicos sobre a prevenção do câncer de próstata”, diz o urologista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se um aumento de 71,1 mil novos casos por ano, no triênio 2023-2025, no Brasil. Além de ser o segundo mais incidente no país, o câncer de próstata é a segunda causa de óbito por câncer entre homens, atualmente.

Dr. Gustavo Araújo lembra que é essencial que os homens estejam cientes dos fatores de risco para a doença, como a idade avançada, pois a incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos; e o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos), tornando-se necessária a realização das consultas anuais, para a realização do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.

“A doença afeta a glândula da próstata, que está localizada na região pélvica. Então, destaca-se a importância de realizar os exames de detecção, como o PSA e o toque retal. Quando descoberto em fases iniciais, a taxa de cura passa dos 95%”, explica.

Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que fica na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Segundo o Inca, o exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. O Inca destaca que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer.

Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. No entanto, de acordo com o Inca, esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata, como, por exemplo, hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento do órgão. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade. E também a prostatite, que é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Como se proteger?
Recomenda-se adotar hábitos saudáveis, como fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer. O Inca recomenda que os homens estejam atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurar o serviço de saúde imediatamente, para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: