sábado, 13 de janeiro de 2024

Ministério da Saúde adota iniciativa para ampliar prevenção à Aids e outras ISTs

Passo a passo simplificado para cadastro por parte das Unidades Dispensadoras de Medicamentos já está disponível online

POR YAN TAVARES
Foto: Reprodução/Internet

Em dezembro, o J3News repercutiu aqui o Dezembro Vermelho, campanha que alerta para o risco das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A matéria destacou que uma das formas de prevenir a Aids e outras ISTs é a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição. Neste mês de janeiro,

Tema que ganhou atenção especial do Governo Federal neste primeiro mês de 2024. O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (11), que está adotando medidas com o intuito de expandir a quantidade de serviços de saúde que disponibilizam os insumos e o acesso da população aos produtos de prevenção.

A iniciativa já anunciada neste início de ano é que agora, Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) que tenham interesse em ofertar tanto a PrEP quanto a PEP – profilaxia pós-exposição -, podem se cadastrar no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos. As orientações estão disponíveis neste link.

De acordo com o Ministério da Saúde, até dezembro de 2023 o Brasil contava com cerca de 873 UDMs que ofereciam PrEPs e 1.160 que ofertavam PEP. E, segundo o diretor do departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira, a tendência é que agora estes números aumentem em proporções inéditas.

“Nossa meta é expandir a oferta de PrEP e PEP em proporções nunca vistas no Brasil e evitar novos casos de infecção pelo HIV. Com o aumento de serviços de saúde que ofertam as profilaxias, reduziremos as barreiras de acesso a essas tecnologias de prevenção”, afirmou.

O diretor destacou ainda a importância do alinhamento com os estados e municípios para que a iniciativa obtenha sucesso:

“Para que essa ampliação tenha êxito, precisamos estar muito bem articulados com os estados e municípios e temos trabalhado nisso, inclusive com a reinstalação da Comissão de Gestão do Dathi. As coordenações locais de HIV e aids e de assistência farmacêutica devem avaliar a adequação do número e localização de seus serviços farmacêuticos às necessidades da população, considerando a implementação de novos pontos de dispensação das profilaxias e de insumos de prevenção como preservativos e autoteste para HIV em seus territórios”, disse.

PrEP e PEP – A PrEP consiste em tomar comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus HIV e outras ISTs.

Já a PEP é utilizada depois de ter existido uma provável exposição ao vírus. Especialistas apontam que ambas, combinadas com o uso de preservativos, são estratégias para controlar a disseminação do vírus.

Acesso à PrEP

O Ministério da Saúde enfatizou ainda que para ter acesso à PrEP é necessário uma receita assinada por um profissional de saúde – médico, enfermeiro ou farmacêutico – após consulta e testagem para confirmar que a pessoa interessada não está infectada pelo HIV.

Unidades Dispensadoras de Medicamentos

“As UDMs são estabelecimentos integrantes dos serviços de saúde públicos, filantrópicos ou privados sem fins lucrativos que realizam a gestão e a dispensação de medicamentos antirretrovirais, podendo também oferecer tratamentos ou insumos para a prevenção de HIV e outras ISTs”, detalhou o Ministério da Saúde.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: