De acordo com dados do TRE-RJ, o município conta atualmente com 38.918 eleitores, sendo que somente 22.483 estão com as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, equivalendo a 57,77%. Em todo o Estado, o índice chega a pouco mais de 65%.
Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos Figueira, será necessário coletar as digitais de cerca de 4,3 milhões de eleitores em todo território fluminense.
— Atenderemos até oito de maio os eleitores que ainda não fizeram a coleta das digitais. Quem estiver nessa situação deve procurar, o quanto antes, um de nossos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor para realizar o procedimento, que é rápido e adiciona mais uma camada de segurança ao processo de votação — explicou.
O desembargador enfatizou que a coleta das digitais não beneficia apenas o eleitor cadastrado. Ele explicou que as digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, o que afasta a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar. “Esse é um procedimento que reforça a segurança de todo o processo eleitoral e da sociedade”, afirmou.
Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, basta clicar aqui. Somente no caso de ainda não ter a biometria coletada o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor. O eleitor pode dirigir-se a qualquer um dos postos em todo o estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Também é possível tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ, através do telefone (21) 3436-9000.
Quem precisa regularizar a situação eleitoral, fazer alguma alteração no cadastro ou solicitar qualquer outro serviço que não envolva a coleta de biometria pode realizar o procedimento pelo site, por meio do Título Net.
A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris destacou a importância de o eleitor buscar atendimento o quanto antes.
— O oito de maio não é só o prazo limite para a coleta biométrica. A data marca o fechamento do cadastro eleitoral como um todo. É nesse momento que muitos eleitores costumam deixar para procurar os postos de atendimento, pedindo alterações de local de votação, de domicílio eleitoral ou buscam regularizar pendências diversas. Procedimentos que podem ser feitos desde já. Deixar para depois e juntar essa procura com a da coleta da biometria vai gerar um gargalo que resulta em filas. O ideal é resolver tudo o quanto antes, e o TRE-RJ está pronto para recebê-los — alertou.
AsCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário