quarta-feira, 6 de março de 2024

Com concorrência, Caputi no União e com os 9 vereadores?

Carla Caputi, Elísio Rodrigues, Analiel Vianna, Danilo Barreto, Carla Machado e Rodrigo Bacellar (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)



Caputi no União e com os 9 vereadores?
Favorita nas pesquisas (confira aqui) à reeleição em 6 de outubro, daqui a exatos 7 meses, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi (sem partido), deve anunciar (confira aqui) na próxima semana sua filiação ao União. Ela já se reuniu com o vereador Elísio Rodrigues (PL), que era pré-candidato a prefeito da oposição, mas que irá concorrer à reeleição à Câmara Municipal e pode fazê-lo como governista. O outro edil da oposição, Analiel Vianna (Cidadania), também pode migrar à situação, a depender de acomodação. O que daria a Caputi a totalidade dos atuais 9 vereadores de SJB, que serão 13 na próxima Legislatura.

Pastores barraram PT

Sem partido, Caputi chegou a cogitar se filiar ao PT da sua aliada, a deputada estadual Carla Machado. O problema é que, mesmo como o apoio desta a Lula (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 60,67% dos votos válidos do sanjoanense no segundo turno presidencial de 2022, contra 39,33% do presidente eleito. O Conselho de Pastores do município também se opôs ao PT como legenda da prefeita. O PV, que faz Federação com PT e PCdoB, foi cogitado. Mas o União reforçaria a aliança de Caputi com o presidente campista da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar.

A prefeito de SJB pela oposição
Quem se lançou pré-candidato a prefeito pela oposição foi (confira aqui) o administrador público Danilo Barreto. Amanhã (7), ele promoverá evento no Espaço dos Sonhos, às margens da BR 356, entre Atafona e a cidade de SJB. Nesta, Danilo foi o candidato a vereador mais votado em 2020, mas não se elegeu. Com todos os pré-candidatos legislativos de alguma densidade eleitoral migrando a Caputi, mesmo que fizesse boa votação, dificilmente Danilo conseguiria uma nominata competitiva na oposição. Daí a opção pragmática de concorrer a prefeito. Mesmo no caso de insucesso, melhor perder grande.

Danilo ocupa o espaço vazio
Espaço vazio é espaço ocupado. Elísio desistiu de vir a prefeito de SJB desde dezembro. E agora pode tentar se reeleger vereador na situação. Secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire (União) anunciou a esta coluna (confira aqui), desde 8 de novembro, que não viria a prefeito. Deputado federal, Caio Vianna (PSD) cogitou se lançar, mas fez pesquisa interna e pulou fora. A ex-governadora Rosinha Garotinho (União) foi aventada, mas não deve ir para o sacrifício. Jovem, com ação nas redes sociais incômoda ao governo, Danilo ocupa o espaço vazio de 2024. Para, na pior das hipóteses, se cacifar a 2028.
Fonte: Fmanhã

Nenhum comentário: