segunda-feira, 4 de março de 2024

Demolição do Hotel Flávio atrasa e rua Carlos de Lacerda continua interditada

Novo prazo para a conclusão é na próxima segunda (11), de acordo com o município



O trabalho de demolição do Hotel Flávio, que desabou em parte durante o carnaval de 2024, ainda não foi concluído. Em 15 de fevereiro, a Prefeitura de Campos começou a fazer a limpeza do terreno de forma manual e com o auxílio de máquinas. Na ocasião, houve previsão de término do trabalho e liberação da pista em 10 dias úteis, prazo este que não foi cumprido (leia aqui). Nesta segunda-feira (4), o terreno ainda possuía entulhos e a rua Carlos de Lacerda, no Centro de Campos, continuava interditada. Novo prazo para a conclusão é na próxima segunda (11), de acordo com o município.

O imóvel construído no séc. XIX passou por anos de abandono e sua estrutura colapsou em fevereiro deste ano. Ele é de propriedade de Arthur Henrique Lima, Dora Lima e Paulo Marcos de Mendonça Lima, que tinham a obrigação de manter sua conservação, já que o mesmo foi tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico de Campos (Coppam) em 2013.

Por conta da situação envolvendo o antigo Hotel Flávio, a Rua Carlos Lacerda permanece interditada no trecho próximo ao prédio histórico – decisão tomada pela Defesa Civil em novembro de 2022. Por consequência, o comércio na região tem sido afetado e as queixas são constantes no local.

Nesta segunda, a Prefeitura de Campos informou, em nota, que a demolição do prédio está na fase manual, com a retirada de bloco por bloco, como medida preventiva para não afetar a parede geminada do prédio residencial situado à direita dos escombros.

“Em relação ao tempo de interdição do trecho da rua, por se tratar de demolição em altura, realizada com cautela para prevenir acidentes, além do fato de ser relevante as condições do tempo, houve necessidade de previsão de mais cerca de 15 dias, a contar a partir do dia 25 passado. Mas, vale ressaltar que, qualquer previsão é passível de alteração”, informou o município de Campos em nota.
Hotel Flávio em novembro de 2023. Foto: Silvana Rust

Além do desabamento durante o carnaval deste ano, o imóvel passou por outros eventos que sinalizavam sua derrocada. Em de novembro de 2022, o hotel foi atingido por um incêndio de grandes proporções. Ninguém se feriu, mas as chamas consumiram toda a parte interna do imóvel. Em 2018, parte de seu telhado já havia desabado, causando, inclusive, o fechamento de lojas próximas por questões de segurança.

Em fevereiro, laudos da Defesa Civil e da Secretaria de Obras embasaram a decisão técnica de demolição. O custo para a demolição será colocado em dívida ativa, em nome dos proprietários do imóvel, como prevê a lei, de acordo com o município.

História

Com quatro pavimentos, o Hotel Flávio pertenceu aos familiares do Visconde de Araruama. No século XIX, serviu de moradia ao Barão de Itaoca, último presidente da Câmara antes da proclamação da República de 15 de novembro de 1889. O imóvel foi adquirido por Flávio Fernandes Medina, que transferiu o hotel de mesmo nome (Hotel Flávio), até então localizado na Av. XV de Novembro, para o palacete.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: