quarta-feira, 27 de março de 2024

Juliana Buchas assume titularidade da Deam Campos

INGRID SILVA 
Juliana Buchas assume titularidade da Deam Campos / Ingrid Silva

Juliana Buchas, que atuava como delegada adjunta na 134ª (Centro), assumiu a chefia da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos nesta terça-feira (26). A solenidade aconteceu na sala de reuniões da 134ª DP. A titularidade foi passada por Madeleine Dykeman, que atuava como chefe da unidade desde novembro de 2022. Seu colega de trabalho e marido, Cristiano Dykeman, também está se despedindo da chefia de serviço da Deam.

O evento contou com a presença da delegada Natália Patrão, que deixou a titularidade da 134ª Delegacia de Polícia e assumiu neste ano o 6º Departamento de Polícia da Área (DPA). Para complementar a mesa, formada apenas por mulheres, a ex-delegada da Deam e então assistente da 146ª DP, em Guarus, Ana Paula Carvalho, também marcou presença.

Juliana Buchas está há quase 11 anos na Polícia Civil e falou sobre a importância e responsabilidade de assumir a titularidade da Deam, ressaltando a diferença da delegacia para as outras.

“É com muita alegria e ciente da responsabilidade que eu tenho pela frente, que eu estou assumindo esse desafio agora. A gente sabe que a Deam não é uma delegacia comum, é uma delegacia que demanda um olhar diferenciado, porque aquela mulher está rompendo um ciclo de violência. Muitas vezes ela está deixando para trás um sonho idealizado de uma família, de um final feliz. E ela já precisa de muita coragem para dar seguimento, para entrar por aquela porta. A gente sabe que existe uma pressão da própria família e dos amigos para que ela não faça a denúncia. Existe toda uma mistificação em cima desse machismo estrutural que a gente tem na nossa sociedade, infelizmente, até hoje. Então, nosso olhar aqui tem que ser, lógico, investigativo, mas também de empatia por aquela vítima que está nos procurando”, explica.

Juliana Buchas assume titularidade da Deam Campos / Ingrid Silva

Juliana falou que a equipe que atua na Deam é muito bem treinada e capacitada. Ela explicou que deve dar seguimento ao trabalho que já estava sendo desenvolvido na unidade policial.

“Hoje eu encontro uma equipe muito bem treinada, uma equipe capacitada, que realmente abraça a causa. Então, o nosso objetivo ao entrar na delegacia é dar seguimento ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido. É lógico que mudanças pontuais podem vir a acontecer à medida que a gente for enxergando essa necessidade. Muitas vezes as prisões têm o caráter pedagógico de mostrar para a sociedade que é algo está sendo feito e dar encorajamento para aquelas mulheres que nos procuram para que elas se sintam seguras de que algo vai acontecer”, disse.
Juliana Buchas e Madeleine Dykeman / Ingrid Silva

Madeleine atua como delegada há 14 anos, passando por Italva, Quissamã, São João da Barra e assistente na 146ª DP, em Campos, antes de assumir a Deam. Porém, no último dia 14, ela teve sua pré-candidatura a prefeita de Campos lançada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar. A delegada, que vai sair de licença, já assinou sua filiação no União Brasil. De acordo com Madeleine, em sua gestão foi possível obter o 1º lugar em produtividade investigativa em 2023 e também produtividade operacional, em que a Deam possui o maior número de presos. Ela falou sobre estar com a sensação de dever cumprido e a importância que foi trabalhar na delegacia.

“Hoje, a Deam Campos é considerada a delegacia modelo de gestão de departamento. Isso muito nos engrandece (...) Eu saio com a sensação de dever cumprido, com a sensação de que as pessoas eram acolhidas. Isso sempre foi o mais importante para mim aqui nessa missão. Agora eu sinto no meu coração que é hora de novos desafios, novas missões (...)”, contou após a solenidade.


Natália Patrão lembrou do trabalho que Ana Paula realizou na Deam, lembrando de características essenciais em seu trabalho e que foi passado para Madeleine. Patrão ressaltou o trabalho de mulheres competentes nas delegacias em Campos.

“Graças a Deus temos mulheres competentes a esse nível para assumir uma delegacia que tanto precisa de uma mulher que se envolva também emocionalmente com todas aquelas mulheres que se apresentam em sofrimento e precisando da nossa ajuda. Tenham certeza que a Deam saiu de excelentes mãos para excelentes mãos”, ressaltou Natália.
Fonte:Fmanhã

Nenhum comentário: