sexta-feira, 15 de março de 2024

Onda de calor: máxima no fim de semana, em Campos, é de 39ºC

População deve ficar atenta para se proteger; Inmet emitiu alerta de risco à saúde



A onda de calor anunciada no início da semana chega nesta sexta-feira (15) em Campos e região. As temperaturas máximas durante o fim de semana chegam a 39ºC. O céu deve ficar limpo ou com poucas nuvens até, pelo menos, a próxima terça.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de onda de calor, que se inicia às 14h desta sexta, informando que as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média por período de dois até três dias, podendo causar risco à saúde.

Segundo o instituto, nesta sexta, a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 18ºC e 35°C. No sábado, a mínima é 19ºC e 37ºC. O ápice do calor está previsto para domingo e segunda, quando a máxima prevista chega a 39°C. Na terça, o dia também será quente, mas há redução da máxima prevista para 36ºC.

Dicas para enfrentar a onda de calor
Segundo a Organização Mundial de Saúde, ao ficar exposto a temperaturas muito quentes, o corpo humano inicia um processo biológico para tentar se refrescar. Isto é chamado de termorregulação. Mas há limites quanto à rapidez e à quantidade de resfriamento que o corpo comporta. “E quando esses limites são alcançados, existe um estresse que leva a sintomas como exaustão por calor que pode gerar uma insolação. No último caso, passa a se tratar de uma emergência médica. E sem socorro, o paciente pode sofrer falência de órgãos e até morte”, divulgou.

Algumas orientações do órgão são beber um copo de água por hora ou pelo menos de 2 a 3 litros por dia, molhar o rosto com um lenço úmido, spray ou pano molhado e não utilizar ventiladores quando a temperatura ambiente estiver acima de 40˚C porque o aparelho vai deixar o corpo mais quente.

Na rua, é importante procurar lugares com sombra, onde o calor é menos intenso. Outra dica é evitar se exercitar nas horas de pico e busque ajuda médica caso se sinta tonto, nauseado ou prestes a desmaiar.

Por último, a OMS solicita que a população cheque o estado de todos os idosos acima de 65 anos, familiares e amigos que conheça, especialmente os que vivem com uma doença cardíaca, problemas de pulmão, rins, que tenham qualquer deficiência ou vivam sozinhos.
AsCom


Nenhum comentário: