Unidade funciona no HFM e está aberta neste feriado
Falta de sangue afeta atendimento a pacientes (Foto: Divulgação/César Ferreira)
No feriado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira (1º), o Hemocentro Regional de Campos (HRC) está funcionando normalmente. A unidade, anexa ao Hospital Ferreira Machado (HFM), ficará aberta ate as 18h para receber os doadores voluntários de sangue. O banco de sangue está enfrentando um déficit no estoque sanguíneo e necessita, com urgência, de doações de sangue do tipo A+ (A Positivo). A baixa no estoque desse tipo sanguíneo está afetando o atendimento aos pacientes que necessitam desse sangue.
A assistente social do HRC, Maria Gonçalves ressalta a importância contínua da doação de sangue, mesmo em feriados. “Nossos trabalhadores estarão aqui, recebendo os doadores. Afinal de contas, a necessidade de sangue dos pacientes não tira folga. A gente continua com muitos pacientes internados aguardando doações de sangue”, comentou.
Maria destaca também a urgência da situação, especialmente para os doadores do tipo A+. “Atenção aos doadores A positivo, porque nosso estoque está muito baixo para esse tipo de sanguíneo. Então, quem for A+, quem já tiver doado sangue, ou mesmo quem ainda não doou, aproveite o feriado e vem fazer uma doação. Não fecharemos, estaremos aqui e, quinta-feira e demais dias da semana, seguiremos também com nosso horário normal, aguardando todos os doadores de sangue”, afirmou.
COMO DOAR
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiverem doado antes dos 60) e peso superior a 50 quilos podem doar sangue, devendo apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Além disso, é necessário não ter praticado atividades físicas intensas nas últimas cinco horas, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar descansado.
Para aumentar o banco de sangue, o HRC está intensificando as coletas externas com o auxílio da unidade móvel. Para agendar a visita do ônibus, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599, das 8h às 17h, ou mandar um e-mail para socialhemo2021@gmail.com.
Fonte:J3News
Nenhum comentário:
Postar um comentário