segunda-feira, 27 de maio de 2024

Depois do defeso, pesca do camarão fica farta e crustáceo maior: 20 toneladas/dia

POR COLUNA DO BALBI



Passado o período de defeso, o camarão volta a ser pescado de forma farta em Farol de São Tomé. No terminal da Barra do Furado, tudo é alegria. Isso porque, além da pesca estar farta, o camarão está mais graúdo, de encher os olhos. Em média são 20 toneladas de camarão/dia, mas essa quantidade pode dobrar em momentos de mar mais calmo. A cultura do defeso deu resultado, inclusive com a operação técnica da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).


Assim como existe em Macaé, e lá virou até nome de bairro, a Petrobras estuda a viabilidade para montar em Campos um Parque de Tubos. 
Seria uma área dentro do perímetro urbano. O espaço necessário para isso é algo em torno de 100 mil metros quadrados, no mínimo. Aos poucos a estatal, que se fez com a Bacia de Campos, vai marcando sua presença no município. Essa é uma excelente expectativa e uma estratégia para a revitalização da exploração de petróleo na Bacia de Campos.


Estrada do Contorno terá um novo investimento para centro comercial
A retomada dos lançamentos de condomínios horizontais em Campos também está mexendo com outros segmentos da economia. Na chamada Estrada do Contorno, perímetro urbano da BR-101, está para ser projetado um novo Centro Comercial – favor não confundir com shopping. Previsto para acontecer na única área disponível naquele trecho.


Sindicato Rural de Campos capacita pecuaristas para exportação de gado vivo
O Sindicato Rural de Campos, presidido por Ronaldo Bartolomeu Júnior, promoveu na semana passada, um curso com duas turmas, cada uma formada por 40 pecuaristas, sobre os primeiros passos para a exportação de gado vivo. Esse tipo de negócio a acontecer através do Porto do Açu, em São João da Barra, está ganhando corpo em Campos e na região. Outros cursos estão sendo agendados para capacitar os pecuaristas sobre normas e regras.


Expectativa de alta de preços do açúcar e etanol anima produtores da região
A safra de cana-de-açúcar na região, que acabou de ser iniciada, tende a ser 10% maior que a do ano passado. A informação divulgada pelo J3 News é de grande importância para a economia de Campos. O setor opera com a expectativa de alta na cotação dos preços do açúcar e do etanol, devido a fatores diversos. Nas últimas safras, a produção de etanol foi priorizada pelo fator preço, mas, se o açúcar subir, poderá haver um equilíbrio entre as produções.


Arquivo Público destaca um campista que conectou a arquitetura do Brasil com os Estados Unidos
Um trabalho de pesquisa feito pelo Arquivo Público Municipal aponta o arquiteto campista Edgard Vianna como uma espécie de conector entre a arquitetura brasileira e a norte-americana nas primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi profunda, através de jornais como o “A Noite”, do Rio de Janeiro, que, em 1924, destacou em sua capa a importância do trabalho do arquiteto nascido em Campos. Na cidade, ele deixou sua marca projetando a sede da extinta usina São José, na Baixada Campista.

Reserva Caruara terá Observatório Astronômico conectado com 20 diferentes locais do mundo
Já está pronto na Reserva Caruara o observatório de astronomia com telescópio e equipamentos de última geração. Será o primeiro no Brasil integrado a uma rede mundial que conta com 40 telescópios em 20 diferentes locais do mundo. Isso coloca a região definitivamente no mapa da astronomia.

Nenhum comentário: