sexta-feira, 31 de maio de 2024

Secretaria de Saúde mantém vacinação no feriado prolongado, em Campos

Em dois pontos do município, Secretaria de Saúde disponibiliza mais de 18 imunizantes do calendário de rotina, além de Covid-19 infantil

Foto: Kelly Maria / Secom Campos

O município de Campos mantém dois pontos de vacinação para a população durante este feriado prolongado de Corpus Christi. Na sexta-feira (31), ponto facultativo na cidade, e no final de semana, mais de 18 imunizantes do calendário de rotina, além de Covid-19 infantil, serão disponibilizados pela Secretária de Saúde.

A imunização nestes três dias acontecerá, das 8h às 17h, na Clínica da Criança e na Rua Gil Góis, 132, ao lado do Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), onde está funcionando, temporariamente, a sala de vacina da SMS.

Para proteção contra a Covid-19 das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a recomendação é de que a primeira dose ocorra aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira dose aos nove meses para quem vai iniciar a vacinação.

Para quem está com o esquema primário incompleto ou dose atrasada, deve-se respeitar o intervalo de quatro semanas entre a 1ª e a 2ª dose. A 3ª dose deve ser feita oito semanas depois da 2ª dose.

Pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), também estão disponíveis para as pessoas com idade a partir dos 2 meses de vida os seguintes imunizantes: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP.

Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto e Meningocócica ACWY. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Idosos, gestantes e puérperas devem levar o Cartão de Vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais.

Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico. Já profissionais de saúde devem levar comprovante de vínculo empregatício ou comprovante do conselho responsável pela categoria.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: