terça-feira, 18 de junho de 2024

174 anos de São João da Barra são celebrados com diversidade e história

Comemorações começaram com hasteamento das bandeiras na praça, com a presença de várias autoridades e da prefeita Carla

Desfiles cívicos marcaram o aniversário de SJB

O aniversário de 174 anos de elevação de São João da Barra à categoria de cidade, comemorado na segunda-feira (17), foi marcado por uma celebração à história do município e também à diversidade, com destaque ao tradicional desfile cívico na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Com o tema “São João da Barra Construindo Valores”, a apresentação foi prestigiada pela população, que, antes, pôde cantar parabéns ao som da Banda União dos Operários na Praça São João Batista, onde um imenso bolo foi colocado com o nome da cidade, sendo cortado e distribuído. Também teve parabéns para SJB dentro da Igreja Matriz ao fim da missa celebrada pelo padre Michael Cunha em homenagem ao aniversário da cidade.
Prefeita Carla Caputi participou de missa e celebrações

As comemorações começaram logo cedo com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal na praça, com a presença de várias autoridades que também estiveram na missa logo em seguida, entre elas a prefeita Carla Caputi, o presidente da Câmara de SJB, Alan Barreto, além de outros vereadores, integrantes de secretarias e representes da área de segurança pública, como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Foram as forças de segurança que abriram o desfile cívico, que contou também a apresentação da frota de veículos da Guarda e de novos equipamentos adquiridos para a Defesa Civil, por meio da Secretaria Municipal de Segurança.


A deputada estadual Carla Machado, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Alerj, foi outra a desfilar na Joaquim Thomaz de Aquino Filho à frente no Pelotão da Neurodiversidade, formado por instituições que prestam serviços às pessoas com deficiência em São João da Barra. Crianças, jovens e adultos atípicos desfilaram acompanhados de seus familiares ressaltando à importância da diversidade. Passaram pelo palanque das autoridades a Casa de Pedro, o Centro Terapêutico Pedro Machado, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), a Associação de Amigos e Famílias Atípicas (AAFA) e a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae), que aproveitou a ocasião para homenagear a deputada Carla Machado com o título de “Embaixadora da Apae de SJB”. Já em comemoração ao Dia do Orgulho Autista, celebrado nesta terça-feira (18), integrantes do Centro Terapêutico Pedro Machado fizeram a distribuição de panfletos para conscientizar à população e mostrar um pouco mais sobre os serviços prestados no local.

Com a presença de várias escolas municipais, além de estadual e federal, o desfile foi uma forma da população também acompanhar um pouco de que vem sendo desenvolvido por essas instituições. Funcionários das Secretaria Municipal de Educação abriram o pelotão, seguidos por alunos e integrantes de unidades como o Educandário Santa Cecília, Creche Municipal Marcos Medeiros Valiengo, Creche Municipal João Rodrigues Pinto, da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa e do Ciep Municipalizado professora Gladys Teixeira, que fez uma homenagem ao centenário da educadora que dá nome à unidade.
Cerimônia civil aconteceu na Praça São João Batista, Centro

O Instituto Federal Fluminense (IFF) de SJB, representado pela Equipe Solaris, também participou do desfile, assim como o mais que centenário Colégio Estadual Alberto Torres, que encantou o público na Joaquim Thomaz de Aquino Filho ao fazer uma apresentação pedagógica preparada pelos alunos exaltando a “História e a Evolução do Mundo do Trabalho”.

As bandas foram um show à parte e conquistaram o aplauso do público, entre elas estiveram a da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes; a do Colégio 29 de Maio, também de Campos; a Amédio Venâncio da Costa; a da Apae; a União dos Operários; a Dragões do Colégio Municipal Elysio de Magalhães, de Barcelos; a Ubaldo Sena; a da Escola Municipal José Alves Barreto, de Mato Escuro; a Derly Machado, da Dofec; e a Luzia Henriques, do Alberto Torres.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: