terça-feira, 25 de junho de 2024

Cotidiano de Campos é retratado em obras de arte durante exposição

Pablo Malafaia é um artista visual de grande potência da nova geração

Fotos: Taysa Assis

A observação do cotidiano potencializando as expressões das pessoas é o objeto do trabalho do artista visual Pablo Malafaia, que vai expor 17 obras de arte durante a exposição “Ainda falo de pessoas e lugares que não conheço”. O lançamento acontecerá de forma gratuita no dia 06 de julho às 18h, no Ateliê Matheus Crespo, na rua Barão da Lagoa Dourada, 212, localizada no Centro de Campos dos Goytacazes.

As obras estarão abertas para visitação entre os dias 6 de julho e 17 de agosto, de terça à sexta de 9h às 20h e aos sábados das 14h às 19h. O espaço conta com audiodescrição das obras para acessibilidade. É possível agendar visitação de escolas, grupos, instituições públicas e privadas através do agendamento online (clique aqui).

A exposição é apresentada através da Lei Paulo Gustavo, pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Além da exposição, o artista irá ministrar uma oficina artística em uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.


“Ainda falo de pessoas e lugares que não conheço” é uma série de obras do artista visual campista Pablo Malafaia produzida entre 2022 e 2023. São oito anos de carreira com trabalhos reconhecidos no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará.

As intervenções urbanas do artista são feitas a partir de técnicas mistas, passando pelo grafite, colagem e stencil. Para Pablo, a arte é o grande potencializador das expressões de pessoas que o afetam.

“Meu trabalho está ligado diretamente ao meu cotidiano comum, e essa atração pelas expressões corriqueiras começou devido as interações e observações a cada trabalho feito na rua, onde comecei a me comunicar com a cidade através da arte urbana. Desde então, comecei a observar as coisas em minha volta um tanto diferentes como pessoas, lugares e seus costumes”, ressaltou o artista.

Para aguçar os outros sentidos além da visão e proporcionar uma experiência completa, haverá uma instalação para que os visitantes possam interagir com a arte.

“Vamos ter uma escultura interativa em tamanho real com a ideia de proporcionar uma conexão mais participativa das pessoas que estiverem visitando a exposição. A arte, principalmente a arte urbana, provoca a gente a sair do lugar comum, a mergulhar nesse universo”, contou Anna Franthesca – gerente do projeto.


O projeto foi aprovado em primeiro lugar no edital Apoio às Artes Visuais – Olhares das Artes RJ, que apoiou financeiramente 20 projetos de exposições de artes visuais ou chamada emergencial de apoio às artes visuais do Estado.

“Enquanto um artista negro, Pablo Malafaia tem a sensibilidade necessária para trazer uma representação de pessoas negras distante dos estereótipos e do exotismo. Somos convidados a ver momentos repletos de vida e luz, sem o estigma da violência, tão recorrente na grande mídia. Ao adotar as crianças como as grandes protagonistas de seu trabalho, valoriza tanto os seus traços quanto as suas histórias.

Exposição internacional
A arte de Pablo se destaca e leva o artista para pintar no maior museu a céu aberto em área urbana em Bogotá, capital da Colômbia, em novembro deste ano. O projeto do campista foi recentemente aprovado no edital Ano Rio Colômbia da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ).

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: