quinta-feira, 20 de junho de 2024

Prefeitura promove campanha de conscientização sobre descarte de embalagens de agrotóxicos

Espaço do Produtor, no Centro, será um dos pontos de coleta

A partir do próximo dia 25, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promove campanha de conscientização sobre o descarte de embalagens de agrotóxico.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura (SMA) e de Meio Ambiente (Sema), além da Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf) e da Defesa Agropecuária Estadual. Serão quatro pontos de coleta, com funcionamento em datas específicas, entre 8h e 16h.

O descarte das embalagens pode ser realizado durante todo ano em lojas credenciadas, mas a campanha visa ressaltar a importância do ato, conforme destaca o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto. Ele informa que a mobilização começará na terça-feira (25), às 9h, com palestra na Câmara Municipal com a participação de representantes dos órgãos envolvidos.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, esclareceu que o produtor rural deve realizar uma espécie de preparo antes de realizar a devolução.

— A embalagem deve ser lavada com água por três vezes para retirar todo o resíduo. Além disso, é preciso perfurar o fundo do produto para que em hipótese alguma ele seja reaproveitado. Feito isso, é possível realizar o descarte em um dos pontos disponíveis. Neles será emitida uma declaração de entrega — explicou a secretária, que completou:

— Em seguida, o material recolhido é enviado pela Assinf para Travessão de Campos, em Campos dos Goytacazes, onde passa por processo de reciclagem para criar novas embalagens, sendo esta a única destinação possível — finalizou.

Caso o produtor não realize o descarte, ele será notificado. Se persistir, pode ser multado pela Defesa Agropecuária.

De acordo com o engenheiro ambiental da Sema, Jamilson Júnior, caso as embalagens recebam um tratamento inadequado, são altas as chances de contaminação do solo e das galerias fluviais. Segundo ele, isto acarretaria sérios danos ao meio ambiente.

Confira datas e locais para descarte:

27/06: Espaço do Produtor de Imburi

04/07: Espaço do Produtor de Brejo Grande

18/07: Espaço do Produtor de Praça João Pessoa

25/07: Espaço do Produtor do Centro.
Fonte:AsCom

Nenhum comentário: