terça-feira, 4 de junho de 2024

Projeto Educar Sorrindo retorna com atendimentos na Creche Escola Municipal Jalily Pinheiro Acruche

O “Educar Sorrindo” retomou os atendimentos na manhã desta segunda-feira (3), durante ação realizada na Creche Escola Municipal Jalily Pinheiro Acruche, na área central. A prefeita Francimara Barbosa Lemos acompanhou as atividades, junto com um grupo de vereadores representando o Legislativo Municipal.

“No segundo ano da minha primeira gestão, em setembro de 2018, implantei este importante projeto, que é realizado através de parceria entre a Secretaria de Saúde, por intermédio do Departamento de Odontologia, e a Secretaria de Educação e Cultura“, ressaltou a prefeita, ao lado do secretário de Saúde, Sebastião Campista, da subsecretária da pasta Thayna Rissa, da secretária de Educação, Marcelly Barreto, e da coordenadora do programa, Michelle Araújo.

A coordenadora destacou que o Educar Sorrindo presta atendimento às crianças da rede municipal de ensino, orientando-as de forma educativa sobre os cuidados para a saúde bucal, além da realização de procedimentos preventivos e restauradores em uma unidade móvel.

“Promovemos palestras educativas e orientações sobre a saúde bucal, prevenção, detecção de possíveis alterações na formação da cavidade oral. Procedimentos intervencionistas como restauração, extração dentária, procedimentos preventivos fluoretação e profilaxia”, explicou a coordenadora.

A equipe do programa é composta por um cirurgião dentista, especialista em odontopediatria e auxiliar em saúde bucal, além de motorista. O Educar Sorrindo percorrerá todas as unidades escolares do município, começando inicialmente pelas creches municipais e posteriormente pelas escolas.

“A prefeita Francimara sempre teve a preocupação em atender as nossas crianças e trazer esses atendimentos odontológicos para o ambiente escolar, um local propício para ações educativas. Nas visitas haverá ações de educação em saúde bucal com palestras e distribuição de kits de higiene bucal, como escovas de dentes e pastas dentais.

A expectativa é atender o maior número de alunos possíveis, porém, as crianças e adolescentes só poderão participar se tiverem a autorização de seus pais. “Nossa intenção é diminuir a incidência de cárie infantil para que nossas crianças e adolescentes cresçam saudáveis, já que a saúde começa pela boca. Até dezembro, vamos assistir 4.160 alunos de toda rede municipal de ensino de São Francisco”, revelou Michelle.
AsCom

Nenhum comentário: