quarta-feira, 3 de julho de 2024

Ronda Maria da Penha registra aumento de 357% de atendimentos a mulheres vítimas de violência no mês de junho

No mês de junho deste ano, a Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana, registrou um aumento de 357% no número de vítimas atendidas (75) e de 322% de atendimentos realizados (103), entre presenciais e remotos, em relação ao mesmo período do ano passado, respectivamente 21 e 32. O projeto, criado pela prefeita Francimara Barbosa Lemos em 16 de março de 2023, é uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) e objetiva desenvolver ações de conscientização sobre violência contra mulher e garantir o cumprimento de medidas restritivas e protetivas impostas pela Justiça.

“Na minha gestão venho promovendo políticas públicas para as mulheres e posso afirmar que a Ronda Maria da Penha significa um grande avanço para as moradoras de São Francisco. Prova disso é que cidades da região estão usando o nosso projeto como modelo, como por exemplo, Campos e Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, e Cambuci, no Noroeste Fluminense”, ressaltou Francimara.

De acordo com a comandante da Ronda, a guarda civil municipal Roberta Panisset, a rede de proteção oferecida às mulheres em SFI tem encorajado as denúncias. “Além dos atendimentos, as mulheres vítimas recebem acompanhamento do município. “Nossos agentes tiveram treinamento específico para fazer parte da equipe e também são capacitados permanentemente participando de palestras, fóruns e outros eventos”, destacou Panisset.

Segundo o secretário da Sesep, subtenente Edson Brito, é muito importante denunciar casos de violência contra a mulher. “Basta avisar à Central de Atendimento à Mulher através dos telefones 180 ou (61) 99610-0180 (WhatsApp), podendo ainda ligar para a Polícia Militar (PM) pelo número 190 ou denunciar presencialmente na 147ª Delegacia de Polícia Civil, no Centro da cidade”.
AsCom

Prefeita visita obras em andamento em três localidades

Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Humano. Esses são os setores abrangidos pelas obras em execução pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). Na manhã desta terça-feira (2), a prefeita Francimara Barbosa Lemos visitou os trabalhos em andamento.

O primeiro local visitado foi a Escola Municipal Antônio Paes Viana, onde o investimento chega a mais de R$ 1,5 milhão. A construção está em fase final e envolveu uma área construída de 949,08 m2.


A unidade escolar contará com nove salas de aula climatizadas, refeitório, laboratório de informática, biblioteca, banheiros com acessibilidade, além de espaços do setor administrativo, como depósito de material didático, cozinha, despensa, secretaria e salas da direção, de reunião e dos professores.

Em seguida, a prefeita, acompanhada de vereadores, assessores e secretários, acompanhou na área central os trabalhos de acabamento nas construções das sedes próprias do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) e do Centro de Convivência da Terceira Idade Nágme Jorge Abílio.


Os operários estão concentrados em ações como pintura, colocação de piso e conclusão das partes hidráulica e elétrica. A conclusão está prevista para dois meses. Nos dois locais estão sendo investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões, por meio de parceria com o Governo Federal.

O prédio do Nuprapac contará com diversos espaços, como locais específicos para exames de ultrassom e mamografia, além de possuir salas para enfermagem, serviço social e psicologia. Já a sede do Centro de Convivência contará como consultório, salão de beleza, atelier, salão de eventos, área verde e setor de apoio, que inclui cozinha e despensa.


— São sonhos que estão muito próximos de se tornarem realidade para o bem do nosso povo. Por meio desta visita técnica, já consigo visualizar estes espaços servindo e atendendo nossa população. Serão ambientes humanizados, preparados e pensados como muito amor, carinho e dedicação — afirmou a prefeita.

Francimara concluiu as visitas em Santa Clara. Na localidade, três equipes distintas atuam na pavimentação com intertravados em três vias. Os trabalhos estão na etapa final na rua Cajabami. Já na rua 10 de Junho estão em fase avançada, enquanto que, na rua Sete de Setembro foram iniciadas recentemente.


Após o término dessas ruas, os trabalhadores, caminhões e retroescavadeiras atuarão em mais outras duas vias para concluir o pacote de 2.600 metros de pavimentação somente em Santa Clara.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Alex Favorett, as pavimentações geram diretamente 25 empregos diretos, sendo que toda a mão de obra envolvida é local. Paralelamente, o engenheiro civil da pasta, Jefferson Barreto, afirmou que, em 26 anos de emancipação político-administrativa de SFI, os últimos sete anos compreendem o período de maior avanço neste setor de infraestrutura.
AsCom

terça-feira, 2 de julho de 2024

Ressaca na praia do Farol de São Thomé causa transtornos

Instagram Praia do Farol

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca para todo o Norte Fluminense até a noite desta terça-feira (2), com previsão de ondas de até 3 metros nas praias da região. No Farol de São Thomé, litoral campista, o mar ficou bastante agitado durante toda a segunda-feira, causando transtornos na área do Lagamar.
Além disso, de acordo com moradores, a atenção deve ser redobrada na estrada que liga Farol a Barra do Furado. A Defesa Civil de Campos segue monitorando esses locais. Em caso de necessidade, o órgão orienta para quea população entre em contato através do 199 ou (22) 981752512.
Fonte:Fmanhã

Goytacaz encaminha nova gestão em eleição sem concorrência nesta terça-feira

MARIA LAURA GOMES 
Situação do campo do Goytacaz após meses fechados / Genilson Pessanha
Nesta terça-feira (2), o estádio Ary de Oliveira e Souza, sede do Goytacaz, será palco das eleições que definirão a nova diretoria e membros do Conselho Deliberativo do clube campista. A chapa "Resistência Alvianil", liderada por Serginho Federal e Leandro Nunes, é a única concorrente no pleito. O processo eleitoral seguirá duas convocações: a primeira às 17h e a segunda às 17h30, com a votação se estendendo até às 20h.

A atual diretoria, que assumiu o clube em 14 de junho, organizou o planejamento para realizar as eleições dentro do prazo estatutário de 60 dias, conforme estabelecido na Assembleia Geral dos Sócios e validado pelo cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas de Campos.

O vice-presidente Leandro Nunes falou sobre a expectativa dessa eleição. "Nossa expectativa é de termos mais essa etapa com a participação da torcida, nesse caso específico, dos sócios que são muito importantes nesse momento. Vale destacar que essa é uma eleição extraordinária e não segue exatamente os ritos de uma eleição ordinária em virtude dos prazos estipulados pela justiça. Estamos felizes por vencer etapas nessas ações realizadas pela torcida que teve início em 08 de junho no dia da Resistência Alvianil, que é inclusive o nome de nossa Chapa. Menos de um mês depois já avançamos muito e enquanto estivermos a frente do clube trataremos dessa forma, juntos, unidos e buscando o melhor para o Goytacaz", finalizou Leandro.

Chapa inscrita:
Presidente: Sérgio Alves
Vice-presidente: Leandro Nunes

Conselho Deliberativo:
Presidente Carlos Darcileu Amarais
Vice-presidente: Geraldo Roberto Siqueira de Souza.
Fonte: Fmanhã

Obras do Parque Ecológico, em Campos, são iniciadas

RAFAEL KHENAIFES E INGRID SILVA 




As obras do Parque Ecológico Municipal, em Campos, foram iniciadas nesta manhã desta segunda-feira (1). Projetado em uma área de 320 mil metros quadrados, o Parque será construído na Avenida Arthur Bernardes. O local contará com espaço gastronômico, complexo esportivo, pista de atletismo e caminhada, área pra eventos, skatepark, borboletário, uma Escola Municipal de Educação Ambiental como informado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante coletiva nesta segunda, assim como um bosque de Mata Atlântica de 10 hectares com 59 espécies nativas da região e um lago, buscando uma cidade mais sustentável. A primeira etapa das obras do projeto, com a parceria da concessionária Águas do Paraíba, será focada na terraplanagem da área e na construção do pórtico. Nesta segunda, também foi mostrado o licenciamento ambiental para que as obras aconteçam no local.
Genilson Pessanha
Ainda não existe um valor estimado de quanto a Prefeitura irá investir devido a possibilidade do envolvimento de outras empresas, tanto públicas quanto privadas, no projeto, que segue aberto a sugestões para aprimoração, como explicado pelo prefeito. Ele informou, ainda, que estão em conversa com o Porto do Açu e já tem audiência marcada com a Petrobrás.
“Ainda estamos abertos a consulta pública pra ainda aprimorar um pouco mais o projeto. Estamos dando o primeiro passo hoje, em parceria com Águas do Paraíba, para construção do pórtico. E traremos outros atores também. Já tenho uma audiência agendada com a Petrobrás. Estamos em conversa com o Porto do Açu, tentando que outros atores privados também participem desse legado pra cidade. Na verdade, eu diria, um legado pra região, em termos de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento econômico. O parque traz tudo isso. E a gente terá aqui um parque belíssimo. Que ele seja multiuso, ele será multiuso pra atender a toda a população de Campos que necessita de uma área verde, que traga saúde, qualidade de vida e desenvolvimento", disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Prefeito Wladimir Garotinho / Genilson Pessanha
O diretor executivo da concessionária Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, falou sobre o início das obras e a previsão para que elas aconteçam, explicando também sobre o que será feito pela empresa.
Diretor executivo da concessionária Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco / Genilson Pessanha
"A gente está fazendo a terraplanagem, que é uma obra rápida, esse período chove pouco. Então, se continuar assim, a gente acredita que até uns 4 meses, essa terraplanagem, que é essa elevação, um trecho grande aqui de terra, a gente vai concluir. Já a obra do pórtico, é uma estrutura grande, chega a ter 10 metros de altura em alguns trechos. Então, deve dar um pouquinho mais de tempo, a gente não está com o cronograma fechado, mas eu acredito que no início de 2025 a gente esteja concluindo o pórtico", explica.
Algumas árvores estão sendo retiradas pela Prefeitura por serem consideradas exóticas e que não são, propriamente, da região, o que atrapalha o crescimento das árvores nativas. Como explicado pelo subsecretário de Meio Ambiente do município, René Justen, introduzir a vegetação nativa da região ajudará no processo de educação ambiental.
Subsecretário de Meio Ambiente, René Justen / Genilson Pessanha
"A questão de introduzir a vegetação nativa é um processo de educação mais ambiental. A gente tem que trabalhar nessa área, o Estado é todo de Mata Atlântica, precisamos ter mais cuidado, começar a ver a beleza que tem essa vegetação, conviver com ela. Ela dá toda a paisagem cênica. Conseguimos o sombreamento, alteração do clima, a gente está buscando, exatamente, esse processo de educação", reforça René.
O projeto foi iniciado pelo IseCensa e aprimorado pelas secretarias de Planejamento, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente do município.
Fonte: Fmanhã

Três acidentes com elevadores causam mortes e ferimentos no Rio de Janeiro,em 24 horas

Conselho Regional de Engenheiros e Agronomia (Crea-RJ) apura responsabilidade de técnicos em manutenção

Hospital Salgado Filho, no Rio de Janeiro (Reprodução/Internet)

Em menos de 24 horas, houve três acidentes em elevadores no Rio de Janeiro, dois deles em prédios públicos e outro em edifício residencial. A informação foi confirmada na segunda-feira (1) pelo Conselho Regional de Engenheiros e Agronomia (Crea-RJ). Um acidente ocorreu no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, deixando um morto; e outro no prédio da Secretaria Estadual de Fazenda, causando ferimentos em uma pessoa, no Centro. O terceiro acidente com elevador ocorreu em Copacabana, e resultou na morte de um homem. Os casos foram notificados à Polícia Civil.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) informou por meio de sua assessoria de imprensa, que vai apurar a existência de responsáveis técnicos nos três locais.

“A Lei 5.194, de 1966, determina que os serviços técnicos precisam ter a participação de um profissional habilitado. A fiscalização do Crea-RJ vai enviar equipes aos locais dos acidentes a fim de apurar a responsabilidade pela prestação do serviço”, diz nota do Crea-RJ.

De acordo com o Conselho Regional, foi constatado que o responsável pela manutenção do elevador que despencou no Hospital Salgado Filho não tem registro no Crea, de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o que indica alguma irregularidade.

“O Crea-RJ verificou também que a empresa responsável pela manutenção do elevador da Secretaria de Fazenda está regularizada no Conselho, mas vai apurar o que aconteceu”, conclui.

Fonte: Ascom/Crea-RJ

Quatro animais silvestres são resgatados pelo GAM Nos últimos dias, três gambás e uma cobra jiboia foram resgatados.

Todos estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos à natureza

Foto: GAM/Divulgação

O resgate de animais silvestres contribui para o equilíbrio ambiental e, em Campos, o trabalho é realizado pelo Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal. Nos últimos dias, mais quatro animais silvestres, de duas espécies, foram resgatados pelo órgão. Ao todo, foram mais três gambás, encontrados nos bairros Fundão, Custodópolis e no telhado da varanda de uma residência no Parque Rio Branco, em Guarus; e uma cobra jiboia, encontrada em Tocos, na Baixada Campista. Todos estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos ao seu habitat natural.

De acordo com o GAM, os animais silvestres trazem benefícios à biodiversidade, auxiliando no controle de pragas e contribuindo para a dispersão de sementes, que permitem a polinização da flora. Entre as funções que exercem no ecossistema estão promover o equilíbrio da cadeia alimentar e livrar seres humanos de ataques de animais venenosos, como ocorre com o gambá, por exemplo, que tem em cobras e escorpiões parte de seus alimentos.

Na semana passada, mais seis gambás e um filhote de cobra foram resgatados, tendo sido cada vez mais comum a captura de animais silvestres em áreas residenciais, onde buscam abrigo e alimento. Além de sua importância para o ecossistema, esses animais são protegidos por lei federal.

O GAM orienta que entrem em contato com o Grupamento, através dos telefones (22) 98175-0758, 153 e (22) 98102-0185, sempre que avistarem um animal silvestre, contribuindo para um resgate seguro. O gerente do GAM, Ralph Leandro, reforça a necessidade de acionar o órgão sempre que a população encontrar um animal silvestre.

“Quando a pessoa encontrar um animal silvestre, o importante é não tentar o resgate por conta própria e, muito menos, encostar no animal, porque alguns reagem quando ficam assustados. O ideal é isolar a área, tentar fazer imagens do animal e acionar o Grupamento Ambiental”, reforça.

Fonte: Prefeitura de Campos

Homem é preso por agressão após discussão com mulher, em Campos

Segundo informações da polícia, agentes foram verificar disparo de arma de fogo; foram encontrados 21 munições intactas de calibre 22

POR NELSON NUFFER (ESTAGIÁRIO)
Foto: Silvana Rust

Um homem foi preso após agredir uma mulher com quem discutia na madrugada desta terça-feira (2), na Avenida Alberto Lamego, no Parque Califórnia, em Campos dos Goytacazes.

De acordo com informações da Polícia Militar, os agentes foram verificar um disparo de arma de fogo e, chegando ao local, a mulher relatou ter uma discussão com o homem, que jogou cerveja nela. Ela revidou jogando a bebida nele também, logo depois, ele a derrubou no chão e deu socos no rosto da vítima.

O homem confirmou o atrito com a mulher aos policiais, que também revistaram o veículo do suspeito, encontrando 21 munições intactas de calibre 22 no porta copos.

O suspeito e a vítima foram encaminhados à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, onde o homem foi enquadrado, permanecendo preso.
Fonte:J3News

Vendas de ingressos para o Goytacon começam na sexta-feira

O evento de cultura pop será realizado no dia 19 de outubro em Campos

POR MONIQUE VASCONCELOS
Foto: Divulgação

As vendas de ingressos do Lote Zero para o eventos de cultura pop GoytaCon, que será realizado no dia 19 de outubro, em Campos, começam nesta sexta-feira (5), às 18h. Os ingressos custam R$40 para quem tem direito a meia entrada e também para todo o público, através da meia entrada social, doando 1kg de alimento não perecível no dia do evento.

O Lote Zero vai até o dia 25 de julho ou enquanto durar o estoque. Os ingressos podem ser adquiridos nas lojas Milky Moo, do Boulevard Campos e do Guarus Plaza, e através do site UTicket.
Caio Cardozo

O J3news conversou com o produtor executivo do evento, Caio Cardozo, que falou que o local do evento será anunciado nos próximos dias e que vão trabalhar esse ano com novos nomes da dublagem brasileira e estrelas em ascensão. “Vozes que dão vida a personagens marcantes estarão novamente presentes no evento. Além disso, vamos trazer uma influenciadora especialista em cultura sul coreana para falarmos sobre dramas coreanos e muito k-pop no evento desse ano”, disse Caio.

Em 2023, o GoytaCon se tornou uma nova opção de entretenimento para os fãs de cultura pop e para as famílias no Norte Fluminense. O evento contou com a presença do dublador Guilherme Briggs, a voz do Superman, e da dubladora Carol Valença, jovem destaque da dublagem nacional.
Foto: Divulgação

Após cair de brinquedo em pracinha, criança segue na UTI

Mãe de menino deu uma entrevista exclusiva ao J3News falando sobre o acidente e o estado de saúde do filho

POR MONIQUE VASCONCELOS
Lilian Gonçalves, mãe do pequeno Joaquim. Foto: Silvana Rust

A assistente social Lilian Gonçalves, mãe de Joaquim, de 5 anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após cair de um brinquedo que faltava uma das peças, no domingo (30), em uma das pracinhas do Flamboyant, em Campos, deu uma entrevista exclusiva ao J3News, nesta terça-feira (2).

Um vídeo publicado nas redes sociais de Lilian contando o que aconteceu com o filho e alertando para o perigo do brinquedo, teve grande repercussão nesta segunda-feira (1), chegando ao público em geral, a imprensa e às autoridades: “Não estou conseguindo acompanhar muito as redes sociais. Eu nem imaginava que a gente ia ter uma uma repercussão assim tão grande. Mas a minha ideia foi fazer um alerta e consegui. Graças a Deus o vídeo chegou onde tinha que chegar”, disse.

Na entrevista exclusiva, Lilian contou como foi o momento do acidente do menino, que teve traumatismo craniano: “Na hora que aconteceu isso todo mundo ficou muito apavorado, porque ele realmente ficou roxo, e aí quando ele conseguiu soltar o ar, ele começou falar da dor no lado esquerdo do ouvido. Algumas pessoas trouxeram gelo e o pai dele e eu fomos direto para o hospital com ele”, narrou.
Brinquedo onde ocorreu o acidente com a criança. Foto: Silvana Rust

A assistente social se disse esperançosa de que o filho possa ir para o quarto em breve. “Ele está bem, não apresentou nenhuma febre, não teve nenhum episódio de convulsão. Então, assim, clinicamente ele está bem”, disse.

Lilian agradeceu a todos que estão desejando melhoras para o pequeno Joaquim. “Eu estou recebendo muitas mensagens e e orações. Nunca é demais. Então eu eu quero agradecer mesmo as pessoas que estão mandando energia positiva para a gente”.

Nota da Prefeitura de Campos

Em nota, a Prefeitura de Campos informou que a manutenção dos brinquedos instalados nas praças e nos Espaços de Esporte e Lazer tem sido realizada com regularidade pela própria empresa que instala os equipamentos.

Ainda de acordo com a nota, “a criança caiu do brinquedo denominado Artefato Recreativo Mutikid Premium, um brinquedo multifuncional, com escadinha, trepa-trepa e escorrega. Aparentemente uma peça foi retirada do brinquedo e a falta desta peça teria contribuído para que a criança se acidentasse”, acrescentou.

Por fim, a Prefeitura alerta aos pais que “é necessário que as crianças brinquem sob a supervisão de um adulto, principalmente, porque tem sido muito intenso o fluxo de crianças nos aparelhos. É importante, por exemplo, ensinar que não deve transitar nem na frente nem por trás dos balanços em movimento.”
Fonte:J3News

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Resultados de mais alguns indicados para o prêmio de MÍDIA DESTAQUE SHOW 2024

  


Privilegiados para serem homenageados pela MÍDIA SHOW FRANCISCO, através do Destaque Show este ano intitulado "Musical".

Ao completar seus 15 anos no mês de outubro, com muitas informações em todos os setores jornalísticos, estamos preparando com muito carinho este encontro de excelência onde o prêmio é um incentivo e valorização ao profissional que milita suas ações para o bem e o desenvolvimento social.

Empresas e pessoas caracterizadas que merecem todo o nosso carinho, respeito e dedicação.

Vamos apresentar mais alguns homenageados que foram escolhidos através de indicação no Facebook e Instagram numa pesquisa aberta ao público.

Venha para a festa!

Categoria: Cabeleireira

Juliete Marvila, foi muito bem indicada pelos clientes e amigos que conhecem seu trabalho e a guarda no coração, profissional que é de Barra e que atende a todo o município de São Francisco de Itabapoana. Sendo a primeira vez ovacionada e por isso, receberá o prêmio de Destaque Show 2024.

Categoria: Estética

Ana Paula Gomes, Reside em Barra do Itabapoana, és uma excelente profissional e bem requisitada em sua área. na rede social seu nome teve grande repercussão de indicação para receber este prêmio de reconhecimento profissional. 

Categoria: Fisioterapeuta:

Dione Ferreira, Jovem muito dedicado aos pacientes que lhe procura, atualmente militando no Centro de Fisioterapia na área central de São Francisco de Itabapoana, há anos reside na praia de Santa Clara com seus familiares e é muito querido por todos os amigos. Foi muito bem indicado na rede social e receberá pela segunda vez este título de reconhecimento profissional.


SFI marca presença na 3ª edição da Feira ExpoRio Turismo 2024

São Francisco de Itabapoana (SFI) participou com um stand na 3ª edição da Feira ExpoRio Turismo 2024, considerado o maior evento de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A feira, que teve na programação atrações musicais, palestras e conteúdo audiovisual, aconteceu de quinta-feira (27) a domingo (30), no Espaço Lagoon, na capital fluminense, e objetivou fomentar negócios, cultura, gastronomia, entretenimento e artesanato.

“Participamos de todos os dias, junto com representantes da Associação dos Produtores de Farinha de Mandioca de Travessão de Barra. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o nosso stand e conhecer o Projeto 360, produtos típicos da nossa cidade e obter informações turísticas a respeito das belezas naturais de SFI, que tem um povo acolhedor e hospitaleiro”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur), Júnior Junqueira, acrescentando:


“Participei de importante reunião do Conselho Estadual de Turismo, com as presenças do secretário estadual da pasta, Gustavo Tutuca, e de representante do Ministério do Turismo, entre outras autoridades. Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, buscamos mais recursos para o município reforçar laços com o Governo do Estado. Durante a Feira ExpoRio, apresentamos de forma gigantesca todo potencial turístico de SFI”, destacou Junqueira.
AsCom