terça-feira, 2 de julho de 2024

Obras do Parque Ecológico, em Campos, são iniciadas

RAFAEL KHENAIFES E INGRID SILVA 




As obras do Parque Ecológico Municipal, em Campos, foram iniciadas nesta manhã desta segunda-feira (1). Projetado em uma área de 320 mil metros quadrados, o Parque será construído na Avenida Arthur Bernardes. O local contará com espaço gastronômico, complexo esportivo, pista de atletismo e caminhada, área pra eventos, skatepark, borboletário, uma Escola Municipal de Educação Ambiental como informado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante coletiva nesta segunda, assim como um bosque de Mata Atlântica de 10 hectares com 59 espécies nativas da região e um lago, buscando uma cidade mais sustentável. A primeira etapa das obras do projeto, com a parceria da concessionária Águas do Paraíba, será focada na terraplanagem da área e na construção do pórtico. Nesta segunda, também foi mostrado o licenciamento ambiental para que as obras aconteçam no local.
Genilson Pessanha
Ainda não existe um valor estimado de quanto a Prefeitura irá investir devido a possibilidade do envolvimento de outras empresas, tanto públicas quanto privadas, no projeto, que segue aberto a sugestões para aprimoração, como explicado pelo prefeito. Ele informou, ainda, que estão em conversa com o Porto do Açu e já tem audiência marcada com a Petrobrás.
“Ainda estamos abertos a consulta pública pra ainda aprimorar um pouco mais o projeto. Estamos dando o primeiro passo hoje, em parceria com Águas do Paraíba, para construção do pórtico. E traremos outros atores também. Já tenho uma audiência agendada com a Petrobrás. Estamos em conversa com o Porto do Açu, tentando que outros atores privados também participem desse legado pra cidade. Na verdade, eu diria, um legado pra região, em termos de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento econômico. O parque traz tudo isso. E a gente terá aqui um parque belíssimo. Que ele seja multiuso, ele será multiuso pra atender a toda a população de Campos que necessita de uma área verde, que traga saúde, qualidade de vida e desenvolvimento", disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Prefeito Wladimir Garotinho / Genilson Pessanha
O diretor executivo da concessionária Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, falou sobre o início das obras e a previsão para que elas aconteçam, explicando também sobre o que será feito pela empresa.
Diretor executivo da concessionária Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco / Genilson Pessanha
"A gente está fazendo a terraplanagem, que é uma obra rápida, esse período chove pouco. Então, se continuar assim, a gente acredita que até uns 4 meses, essa terraplanagem, que é essa elevação, um trecho grande aqui de terra, a gente vai concluir. Já a obra do pórtico, é uma estrutura grande, chega a ter 10 metros de altura em alguns trechos. Então, deve dar um pouquinho mais de tempo, a gente não está com o cronograma fechado, mas eu acredito que no início de 2025 a gente esteja concluindo o pórtico", explica.
Algumas árvores estão sendo retiradas pela Prefeitura por serem consideradas exóticas e que não são, propriamente, da região, o que atrapalha o crescimento das árvores nativas. Como explicado pelo subsecretário de Meio Ambiente do município, René Justen, introduzir a vegetação nativa da região ajudará no processo de educação ambiental.
Subsecretário de Meio Ambiente, René Justen / Genilson Pessanha
"A questão de introduzir a vegetação nativa é um processo de educação mais ambiental. A gente tem que trabalhar nessa área, o Estado é todo de Mata Atlântica, precisamos ter mais cuidado, começar a ver a beleza que tem essa vegetação, conviver com ela. Ela dá toda a paisagem cênica. Conseguimos o sombreamento, alteração do clima, a gente está buscando, exatamente, esse processo de educação", reforça René.
O projeto foi iniciado pelo IseCensa e aprimorado pelas secretarias de Planejamento, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente do município.
Fonte: Fmanhã

Nenhum comentário: