segunda-feira, 1 de julho de 2024

Prefeitos de Cardoso, SJB e Campos favoritos nas pesquisas à reeleição

Com governos bem avaliados pela população, os prefeitos Geane Vincler, Carla Caputi e Wadimir Garotinho aparecem como favoritos na intenção de voto à reeleição, respectivamente, em Cardoso Moreira, São João da Barra e Campos (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Governo aprovado é favorito à reeleição (I)
Na quinta (27), foi divulgada a pesquisa Prefab Future sobre as eleições municipais de Cardoso Moreira. Que coloca a prefeita Geane Vincler (União) como favorita à reeleição, com 62,2% de intenção de voto na consulta estimulada — com a apresentação dos nomes. Sua grande vantagem advém da popularidade do seu governo, aprovado por 73,2%. Com números um pouco menores e maiores, é a mesma correlação entre aprovação popular de governo e favoritismo à reeleição na intenção de voto de que gozam, em todas as pesquisas até aqui, os prefeitos Carla Caputi (União), em São João da Barra; e Wladimir Garotinho (PP), em Campos.
(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Governo aprovado é favorito à reeleição (II)


A pesquisa Prefab de Cardoso foi feita em 21 de junho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº RJ-02842/2024. A pesquisa Factum de SJB foi feita de 5 a 7 de junho, e registrada no TSE sob o nº RJ-01003/2024. Outra pesquisa Prefab, sobre Campos, foi feita em 26 de maio e registrada no TSE sob o nº RJ-04536/2024. Na segunda, a prefeita Caputi teve 71,12% de intenção de voto na consulta estimulada, advindos da aprovação de 86,88% ao seu governo. E, na terceira pesquisa, Wladimir teve 53,7% de intenção de voto na estimulada, advindos da aprovação de 70,5% ao seu governo.

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Governo aprovado é favorito à reeleição (III)

Em todos as democracias do mundo que permitem a reeleição, é quase regra: governos aprovados são reeleitos. Esses pleitos costumam ser plebiscitários, onde a pergunta do eleitor não é quem é o melhor candidato ou programa de governo, mas se a atual gestão merece ou não outro mandato. Quando acha que não, o resultado é desastroso. Como foi a tentativa de reeleição a prefeito de Rafael Diniz (Cidadania) na Campos de 2020, quando teve só 5,45% dos votos válidos. No sentido oposto, quando o eleitor aprova o governo, como o de Geane em Cardoso, o de Caputi em SJB e o de Wladimir na Campos de 2024, a tendência é a reeleição.

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Prefeitos distantes dos adversários

Na consulta estimulada das três pesquisas, os adversários estão distantes dos prefeitos pré-candidatos à reeleição. Em Cardoso, os 62,2% de intenção de voto de Geane são seguidos dos 17,3% de Renatinho Medeiros (REP) e dos 9,3% de Neto Sardinha (PL). Em SJB, os 71,12% de intenção de voto de Caputi são seguidos dos 5,78% de Danilo Barreto (Novo). Em Campos, os 53,7% de intenção de voto de Wladimir são seguidos pela deputada estadual Carla Machado (PT, que saiu da disputa na quarta para não ser barrada no TSE), com 18,7%; pela Delegada Madeleine (União), com 6,8%; e por outro deputado estadual: Thiago Rangel (PMB), com 2,5%.

Objetivos da oposição

Com menos de 1 ponto na pesquisa Prefab de Campos, ficaram os prefeitáveis Professor Jefferson de Azevedo (PT) e o odontólogo Alexandre Buchaul (Novo), cada um com 0,6% de intenção de voto; e o ex-vereador Jorge Magal (SD), com 0,5%. Ninguém mais que Jefferson demanda nova pesquisa, para saber se receberá migração de votos da também petista Carla — e se esta agirá nesse sentido. Ademais, pré-candidato articulado de esquerda, como à direita é Buchaul, este e o ex-reitor do IFF podem crescer nos debates. Assim como Madeleine e, um pouco atrás, Thiago, trabalham para chegar aos dois dígitos de intenção de voto.

Mais que os adversários juntos

Com Carla Machado ainda listada na consulta ao eleitor campista de maio, Wladimir teve mais intenção de voto que todos os adversários juntos. De Carla a Magal, mais Thiago, Jefferson e Buchaul, a soma ficou em 29,7 pontos. São 24 pontos a menos do que os 53,7% de Wladimir. Se é uma dianteira considerável, as de Geane e Caputi são ainda maiores. Com 62,2% de intenção de voto, a prefeita de Cardoso tem 35,6 pontos de vantagem e mais do dobro dos dois adversários. Que, somados, têm 26,6 pontos. A maior vantagem, no entanto, é da prefeita de SJB. Seus 71,12% de intenção de voto são mais de 12 vezes o que tem seu único adversário.

Daqui a 99 dias

Se a eleição fosse hoje, tudo indica, o quadro seria o das pesquisas. Mas a urna de 6 de outubro é daqui a 99 dias. Período no qual, no sábio dito do falecido ex-vice-presidente Marco Maciel: “tudo pode acontecer, inclusive nada”. Com boa vantagem até aqui, embora menor que as de Geane e Caputi, Wladimir tem também uma questão mais complexa: Campos pode ter 2º turno. Que inexiste em municípios brasileiros com menos de 200 mil eleitores, como Cardoso e SJB. Desde as pesquisas de 2023, a projeção é que ele se reeleja prefeito em 2024 no 1º turno. Em 2020 e sem a máquina, não conseguiu por 7,06 pontos mais um voto. A ver.

 Folha da Manhã.

Nenhum comentário: