segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Convenções partidárias desenham cenário de disputa pela Prefeitura

Wladimir Garotinho tem seis possíveis concorrentes na briga pelo Executivo Municipal

Por Yan Tavares


A última semana marcou o encerramento dos prazos para as convenções partidárias em todo o país. Até o dia 5 de agosto, os partidos políticos filiaram e oficializaram os seus pré-candidatos a prefeito e vereador nos mais de 5,5 municípios do Brasil. Agora, os partidos têm até o dia 15 deste mês para registrar em definitivo suas candidaturas. As eleições acontecem nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (eventual segundo turno). Em Campos, o prefeito Wladimir Garotinho (PP) tem quatro concorrentes definidos. Wladimir oficializou sua pré-candidatura à reeleição ao lado do vice-prefeito Frederico Paes (MDB), no dia 31 de julho.

O último dia de convenções contou com uma mudança surpresa no tabuleiro da oposição. Na segunda-feira (5), o deputado estadual Thiago Rangel anunciou a sua desistência na disputa pela Prefeitura de Campos. Ele era pré-candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).


Na mesma data, o vereador Raphael de Thuin (PRD – Partido Renovação Democrática) anunciou sua pré-candidatura a prefeito da cidade. O ex-atleta e ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) até então seria o vice na chapa de Thiago Rangel. Fora da disputa, o deputado ainda não anunciou oficialmente quem irá apoiar. Até o momento, os partidos PRD e DC caminham sozinhos nesta empreitada. Coligações ainda podem ser feitas até o dia 15 de agosto.

Thuin terá como vice na sua chapa o empresário e produtor rural Clodomir Crespo (DC – Democracia Cristã). Clodomir também era pré-candidato a prefeito até a semana passada. Ele foi o segundo oposicionista a se lançar na corrida pelo Executivo Municipal. Em 5 de março, o JNews cobriu o evento do DC, em que Clodomir anunciou que estaria na frente de oposição a Wladimir, “disposto a desafiar o sistema político de Campos”, conforme disse na ocasião.


Na semana seguinte, outro nome surgiu na briga, este causando repercussão na cidade. No dia 14 de março, a delegada Madeleine Dykeman era lançada pelo União Brasil como pré-candidata a prefeita de Campos, apoiada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado campista Rodrigo Bacellar.

A pré-candidatura da delegada foi confirmada em convenção realizada em 26 de julho. Quem compõe a chapa como vice é o ceramista Ozielzinho (PSB – Partido Socialista Brasileiro). Empresário do setor cerâmico e produtor rural, ele é ex-presidente do Sindicato dos Ceramistas, ex-diretor da Associação Nacional da Indústria Cerâmica e ex-diretor da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).

Eles vão concorrer pela coligação Campos Pode Mais (União Brasil, PSB, PSD, SD, PSDB/Cidadania e Mobiliza). O ex-vereador Magal, que é do Solidariedade (SD), retirou sua pré-candidatura a prefeito no fim do mês passado para compor com a coligação e apoiar Madeleine e Ozielzinho. Magal decidiu tentar voltar à Câmara de Vereadores.


Antes mesmo de Madeleine e Clodomir, o Partido Novo lançou o primeiro pré-candidato de oposição à reeleição de Wladimir: o cirurgião-dentista Alexandre Buchaul. O anúncio foi feito no dia 18 de novembro de 2023 e repercutido pelo J3News. A pré-candidatura de Buchaul foi oficializada em 23 de julho, com o servidor público estadual e pastor, Isaac Vieira, como vice. O partido caminhará sozinho no pleito.


PT sem composição e com representatividade
O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou no dia 20 de julho a pré-candidatura do professor e ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Jefferson Manhães. A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, aguardou até o início deste mês por uma possível composição com a Federação PSOL Rede. A expectativa era de que o pré-candidato a vice viesse do PSOL.

Sem a composição, foi definido o nome de Mayra Freitas (PCdoB) para vice de Jefferson. Mayra hoje é petroleira e tem trajetória como líder comunitária. Já foi vice-presidente da Associação de Moradores da Tapera. Filha de empregada doméstica, cresceu em Guarus. Mulher preta e LBTTQIA+, defende um mundo sem preconceitos e desigualdades.


Indefinição no PSOL Rede
Sem a composição da Federação com o PT, o empresário Fabrício Lírio se lançou pré-candidato a prefeito pela Rede, no último sábado (3). Porém, o J3News apurou que internamente ainda há uma indefinição sobre a posição do grupo na disputa. Até o dia 15, o cenário pode mudar. Dia 15 de agosto é o dia marcado como prazo final para o registro das candidaturas definitivas pelos partidos.


De surpresa
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) surgiu de última hora na disputa. A legenda criou um perfil nas redes sociais nos últimos dias. Na última quinta-feira (8), o perfil publicou um vídeo em que o presidente estadual do partido, Jalmir Júnior, anuncia a pré-candidatura do Pastor Fernando Crespo a prefeito, com o médico Carlito Lessa compondo a chapa como vice.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: