“É uma grande conquista para São Francisco obtida no Governo Francimara, um marco histórico, já que o município nunca teve o PMSB. O plano vai nortear o saneamento básico, que envolve a coleta de resíduos sólidos, esgotamento sanitário, abastecimento de água e drenagem”, explicou a secretária da Sema, Luciana Soffiati, acrescentando:
“Vale ressaltar que a elaboração do plano tem um custo muito elevado, mas nós conseguimos gratuitamente, por intermédio do Ministério das Cidades, que abriu um edital. Concorremos e dos 92 municípios do Estado, apenas 10 foram contemplados, entre eles SFI. O PMSB será elaborado pelo Projeto Plansanear da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), que realizará visitas periódicas à cidade, sendo muito importante a participação da população”.
Luciana revelou que o plano deve levar em média de dois a dois anos e meio para ser finalizado. “É relevante saber que o município somente poderá reivindicar verba federal relacionada à implantação do saneamento básico se tiver o PMSB. Daí a grande importância da elaboração do plano”, reforçou a secretária.
Participaram ainda do evento integrantes da Sema; o analista ambiental Erick de Souza Siqueira, representando a concessionária Águas do Rio; além de representantes do Projeto Plansanear: a coordenadora técnica do Comitê Executivo, Andreza Carla Lopes André; a engenheira ambiental Amanda de Vasconcelos Neves; e a coordenadora de Mobilização e Participação Social, Milenna Alves dos Santos.
Fonte AsCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário