domingo, 5 de janeiro de 2025

Alta demanda para emissão de CIN causa dificuldades

Cidadãos enfrentam problemas no site do Detran e lotação de vagas

Por Nelson Nuffer (Estagiário)
Justificativa|Órgão alega aumento expressivo na demanda por causa da nova CIN (Foto: Ocinei Trindade)

Mais de 17 milhões de brasileiros já têm em mãos a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Com o prazo para a atualização do documento até o ano de 2032, a alta procura pelo serviço tem causado estresses para a população. Em Campos dos Goytacazes, relatos apontam problemas no agendamento online e no teleatendimento do Detran-RJ, órgão responsável pela emissão da carteira.
Kayque|Teleatendimento falha (Foto: Arquivo Pessoal)

Kayque Costa, estudante de química, tenta há meses agendar a emissão do documento pelo site do Detran-RJ, mas enfrenta um obstáculo recorrente. “Entro no site, preencho todos os dados e, ao selecionar o município, Campos dos Goytacazes não aparece como opção. A cidade mais próxima que aparece é Itaperuna, o que torna inviável a retirada da identidade. Já consegui achar vaga uma vez, mas ao fim do preenchimento do formulário, a vaga já havia sido ocupada”, desabafa. Ele afirma que a dificuldade persiste desde antes de novembro de 2024.

Ele também recorreu ao teleatendimento. “Tentei várias vezes ligar para o número disponibilizado, mas, na maioria das vezes, a ligação não completava ou não era atendida. Na última vez, consegui falar com uma atendente. Ela disse para tentar marcar ao longo do dia, quando novas vagas fossem abertas”, conta.
Ayla|Inclusão de nome social (Foto: Arquivo Pessoal)

Outro caso é o de Ayla Vieira, estudante de medicina, que precisava atualizar sua documentação para incluir o nome social. “O agendamento era sempre esgotado rapidamente, e as vagas só eram abertas nos horários de 8h e 9h, quando eu estava no hospital. Isso me gerou muita ansiedade, pois impactou minha vida acadêmica e social”, relata. Ayla precisou assinar um termo de compromisso na faculdade para conseguir um prazo estendido e evitar prejuízos maiores. Após meses tentando, ela finalmente conseguiu realizar o agendamento.

Na rede social Facebook, é possível encontrar grupos que oferecem o serviço de agendamento, mediante pagamentos. Por meio do Whatsapp, o serviço custa cerca de R$ 30, pagos pelo PIX, e não é possível escolher a data e o horário do agendamento.

O J3News questionou sobre a ação de despachantes para o agendamento da documentação. O Detran-RJ informou que “nenhum cidadão precisa pagar para fazer o agendamento e qualquer denúncia neste sentido será encaminhada à Corregedoria para investigação”.

O Detran-RJ se pronuncia
Em nota, o Detran-RJ afirmou estar trabalhando para ampliar a oferta de vagas de emissão da CIN. Segundo o órgão, houve um aumento expressivo na procura desde o lançamento do novo modelo de identidade, que já soma mais de 1 milhão de registros no Estado.

O departamento destacou que a nova CIN só será obrigatória em 2032 e que pessoas com mais de 60 anos poderão manter o documento antigo. Além disso, os atendimentos prioritários, como os destinados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência, representam 35% das vagas e não requerem agendamento prévio.

Ainda de acordo com o Detran, as vagas são abertas diariamente no site oficial e pelo teleatendimento. “Caso não sejam encontradas vagas, orientamos que os cidadãos tentem ao longo do dia, pois novas vagas são adicionadas continuamente”, informou a assessoria. No entanto, o órgão não divulga horários específicos para a abertura de novos agendamentos.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: