De acordo com Nágila Coutinho, essa é uma iniciativa do poder público e da sociedade civil para reduzir a incidência de gravidez na adolescência em alusão a “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, que é realizada anualmente de 1 a 8 de fevereiro.
- Muitas vezes, os adolescentes têm acesso limitado a informações precisas sobre sexualidade, contracepção e as implicações da gravidez, por isso, o objetivo é promover um diálogo aberto e contribuir para a prevenção de futuras gestações indesejadas, promovendo educação e bem-estar social - ressaltou Nagila, destacando que em São Francisco de Itabapoana, os dados locais são de 13 gestações de adolescentes no ano de 2024, porém a maioria dos partos são realizados em Campos. Então esses dados podem ser bem maiores.
Conforme o Ministério da Saúde, o número de partos em meninas de 15 a 19 anos, em 2023, foi de 289.093 (11,39% do total de partos registrados) e em meninas de 10 a 14 anos foi de 13.932 (0,55%), segundo dados do DataSUS. Vale salientar que a relação sexual com adolescentes menores de 14 anos é considerada crime, tipificado como estupro de vulnerável, bem como o casamento infantil ou qualquer relacionamento envolvendo práticas sexuais com adolescentes dessa faixa etária.
As próximas escolas a receberem a palestra serão:
20/02, 9 h: E. M. Décio Machado (Barra do Itabapoana) – ministrada pela psicóloga Nágila Coutinho
26/02, 10h: E. M. Dirceu Dias da Silva (Guaxindiba) - ministrada pela enfermeira Marly Azevedo
Fonte: AsCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário