sábado, 8 de fevereiro de 2025

Prefeitura comunica aos contemplados da Lei Aldir Blanc 2 que recursos estão em conta

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, comunica aos contemplados na Política Nacional Aldir Blanc - Lei Aldir Blanc 2 que os recursos já estão em conta. Os dois editais, pessoa física e jurídica, contemplaram diversos projetos culturais. Entre eles, artesanato, música, teatro e dança. Os valores dos prêmios variam de R$ 2 mil a R$ 50 mil.

Para o Edital de pessoas físicas (CPF 002/2024), foram 25 vagas ocupadas entre artesanato, música, teatro e dança, entre outras expressões culturais. Para o Edital de pessoas jurídicas, (CNPJ 003/2024), foram três vagas ocupadas na Categoria A (Feiras e Festivais) e seis na Categoria B (Festas Populares).

De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia, diversas ações serão desenvolvidas pelos agentes culturais durante o ano de 2025, com manifestações culturais como Feira Literária, Festival Gastronômico, Festas populares Quadrilhas Juninas e blocos de carnaval.


Um dos contemplados na PNAB, Gabriel Soares de Almeida (G Zay) ressaltou que a lei, assim como outros fomentos à cultura, abriu muito as portas para que os artistas possam aproveitar mais a cultura. “Eu faço rap e não é uma cultura forte aqui na cidade, tenho vontade de implementar essa cultura do rap e do hip-hop aqui no município, e eu consigo fazer isso através desses editais”, disse G Zay, que está sendo contemplado pela segunda vez pela Lei Aldir Blanc.


A Associação dos Moradores e Produtores Agrícolas do Carrapato (Amproac) foi beneficiada pela primeira vez pela lei. De acordo com o presidente, Alaildo Barreto, o recurso será utilizado para fazer o sexto Festival de Aipim, no mês de agosto. “Vamos custear a realização do evento com despesas de shows, contratação de pessoal e materiais. Essa lei é muito importante para os fazedores de cultura do município, já que agora eles vão ter o incentivo para continuar fazendo os trabalhos”, destacou Alaildo.

A Lei pode ser acessa na íntegra aqui:
AsCom

Nenhum comentário: