quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Programa de Cessação ao Tabagismo alerta sobre os riscos do uso incorreto do adesivo de nicotina



O Programa de Cessação ao Tabagismo, promovido pelo Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), realizou na manhã desta quarta-feira (19) mais uma reunião com pessoas dependentes da nicotina. Em cada reunião é abordada uma estratégia diferente. Nesta, foi trabalhada uma cartilha enviada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a prevenção ao uso do cigarro e orientações sobre o uso correto do adesivo de nicotina. As reuniões são ministradas pela psicóloga Stefany Gomes e pela nutricionista Carolina Uhl.

De acordo com Carolina, o uso indevido do adesivo transdérmico de nicotina pode causar arritmia cardíaca.

- Se a pessoa utilizar o adesivo ainda fumando ou se ela tiver passado por um infarto há pelo menos 15 dias e usar o adesivo, pode ter uma arritmia cardíaca – alertou a nutricionista, ressaltando que a nicotina é uma droga psicoativa que age diretamente no sistema neural. O Nuprapac recebe do Inca cartilhas, adesivos e goma de nicotina, que são distribuídos de forma controlada aos participantes.


Moradora na localidade de Amontoado, Erineia Pinheiro Gomes, de 66 anos, disse que começou a fumar aos 18 anos, porque achava bonito e charmoso. Hoje ela se arrepende. “Eu demorei a perceber que estava viciada, e hoje em dia eu quero continuar o tratamento que comecei há três semanas. Estou gostando muito, pois está me ajudando e me incentivando”, disse.
AsCom

Nenhum comentário: