A iniciativa beneficiará a Cooperativa de Pescadores Artesanais de SFI (Coopeasfi), fortalecendo e impulsionando o desenvolvimento da região.

O Projeto Pescarte é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), coordenada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e financiada pela Petrobras.
De acordo com o coordenador técnico Geraldo Márcio Timóteo, os empreendimentos têm o objetivo de proporcionar condições de trabalho dignas e negociações justas, promovendo o aumento da renda familiar dos integrantes da cadeia da pesca artesanal.
- A Unidade de São Francisco terá uma ampla estrutura para processamento de camarão e peixe. O espaço vai contar com áreas de recepção e comercialização de frescos, beneficiamento, estocagem de matéria-prima e produtos acabados, fabricação de gelo, de higienização e de limpeza de caixas - explicou Geraldo, ressaltando que, além disso, estão previstas estações de tratamento de água e de tratamento de efluentes, subestação de energia elétrica, frota própria, unidades de apoio e escritório, entre outros.
Yara Cinthia reforçou seu compromisso com a pesca no município. “Nós vamos dar dignidade, dar valor àquelas pessoas que estão ali trabalhando na comunidade pesqueira. Nós temos tudo para crescer em São Francisco, temos a agricultura, o turismo, a pesca”.
Desde 2014, o PEA Pescarte trabalha junto às comunidades de pesca artesanal do interior do Rio de Janeiro. Atua juntamente aos pescadores artesanais e seus familiares, por meio de processos educativos, promovendo, fortalecendo e aperfeiçoando a organização comunitária e a sua qualificação profissional.
Participaram da reunião, o responsável técnico da Petrobras, Erick Petric, a equipe técnica e a supervisora do Projeto em São Francisco de Itabapoana, Kíssila Rangel, a supervisora do Núcleo de Autonomia e Incidência da Pesca Artesanal (Naipa), Priscila Castro, a presidente da Coopesafi, Sônia dos Santos Henriques, o integrante da Coopeasfi Charles Mota dos Santos, e o educador socioambiental e integrante da equipe técnica de Estudo de Viabilidades do PEA Pescarte, Rafael Alves Bastos.
AsCom
Nenhum comentário:
Postar um comentário