Durante a reunião, foram apresentados Projetos Estratégicos da SEAS e do Instituto Nacional do Ambiente (Inea). Também houve a comemoração pelo Dia Internacional da Biodiversidade e o lançamento das publicações “Atlas das UCs Municipais do Estado do Rio de Janeiro” e "Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ".

Na ocasião, foram doadas placas de sinalização e câmeras traps (câmeras com sensor, utilizadas em matas para identificar o comportamento animal, ela dispara, gravando uma imagem ou vídeo no cartão de memória para recuperação posterior) para os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, numa ação do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais (ProUC), através do Projeto Fauna Ameaçada, destacando a importância de conhecer e conservar, monitorando a biodiversidade de todas as regiões.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, ressaltou que os municípios do Estado foram contemplados com o Programa Limpa Rio, que é de suma importância para limpeza e desassoreamento dos cursos d’água.
Luciana Soffiati destacou a importância de falar sobre um tema tão importante, na data em que se comemorou o Dia Internacional da Biodiversidade.
— Nada mais justo comemorarmos essa data. Afinal, o Estado do Rio de Janeiro possui uma rica e variada biodiversidade, abrigando ecossistemas como praias, restingas, manguezais, florestas, baías, estuários, montanhas e lagoas. A preservação da biodiversidade é uma ação essencial para garantir o equilíbrio dos ecossistemas e o bem-estar de todas as formas de vida, incluindo os seres humanos — disse Luciana, salientando que o Governo do Estado se aproxima cada vez mais dos municípios, quando promove eventos de discussões e aprendizados a respeito das políticas ambientais.

AsCom


.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário