A atividade, que faz parte das ações da VI Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), foi além de um simples passeio cultural. Aproveitando a vista privilegiada da orla carioca, professores e alunos discutiram mudanças climáticas, aquecimento global e as consequências que esses fenômenos já trazem para o município do Rio de Janeiro, como a elevação do nível do mar, ondas de calor e riscos para áreas costeiras.
Segundo o coordenador de Geografia da rede municipal de ensino de São Francisco, Rafael Guedes, a proposta foi aproximar os grandes temas globais da realidade dos estudantes. “Nossa visita ao Forte de Copacabana não foi apenas um mergulho na história militar e cultural da cidade; foi, sobretudo, uma oportunidade de mostrar aos alunos que os desafios ambientais estão à nossa volta, e que compreender o território é essencial para pensar soluções sustentáveis para o futuro”, destacou.
O passeio integra uma série de ações pedagógicas desenvolvidas pela escola com o objetivo de conectar conteúdos curriculares a experiências concretas, estimulando a formação cidadã, crítica e ambientalmente consciente dos estudantes. Ao final, os alunos puderam compreender que a beleza do Rio de Janeiro, que encanta o mundo, também exige responsabilidade coletiva climática.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos preparando jovens conscientes, capazes de compreender os desafios do presente e de atuar na construção de um futuro mais justo e sustentável”.
AsCom


Nenhum comentário:
Postar um comentário