quarta-feira, 24 de setembro de 2025

SMECT realiza “Motivação Saeb" com foco nos alunos do 9º ano

Cerca de 400 alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana se reuniram nesta terça-feira (23)no Cineteatro José Renato Cunha, na Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), para participarem do “Motivação Saeb”. O objetivo foi motivar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Anos Finais para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prefeita Yara Cinthia participou do evento.


O Saeb é um conjunto de avaliações externas realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil. O período de aplicação da prova é de 17 a 31 de outubro. Segundo a prefeita, o sistema de avaliação é de suma importância para o município, e os alunos têm uma participação essencial.


— Essa prova avalia a qualidade do ensino no município. Em 2019, São Francisco estava em último lugar em nível estadual. Nós saímos do último lugar e viemos para o 32º. Temos 92 municípios no estado do Rio e ultrapassamos 60, porque os alunos compreenderam a importância que tem essa avaliação. Quando o resultado sair, nossos alunos terão orgulho, pois fizeram parte desse processo de crescimento da Educação — disse Yara.


O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, ressaltou a importância da participação dos alunos na prova Saeb. “Esse é um momento importantíssimo, que vai mostrar o quanto vocês são especiais, pois não é só uma prova que irão fazer. O Saeb vai sinalizar o crescimento de vocês, o avanço da nossa rede e onde precisamos melhorar; e vocês são o bem mais precioso que temos. Agradeço muito a todos que vieram e peço o empenho de todos nessa avaliação. Aproveitem o momento para aprenderem bastante”, comentou o secretário.


Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com William Borghetti, que falou sobre o tema “Adolescente não ouve, adolescente sente”. William é diretor do Instituto Brasileiro de Neurocomunicação e da Comunidade de Pais e Professores “Descomplicando a Adolescência”, além de aluno especial do mestrado em Neurociência e Cognição da UFABC e pós-graduado em Neurociência e Comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul.

William também é especialista em neurociência e comunicação, com foco no desenvolvimento cognitivo e emocional de adolescentes. Com uma sólida formação e mais de dez anos de experiência, desenvolveu o método "Amor, Limite e Estímulo (ALE)", que visa a gerar conexão e compreensão profundas entre educadores e adolescentes.

Também participaram do evento, a subsecretária de Educação Kíssila Sobrinho, a coordenadora dos Anos Finais, Karla Barreto e a diretora do Departamento de Ensino, Renata Ramos Machado, além de diretores, professores e coordenadores.
AsCom

Nenhum comentário: