
Este trabalho tem como foco a valorização das festas populares, os brincantes e a cultura afrobrasileira, fazendo com que tenhamos uma sociedade cada vez mais inclusiva e antirracista, respeito às diferenças e individualidades de cada um., nesta busca da convivência saudável do coletivo. . É um resgate das brincadeiras e músicas populares tornando-se desta forma um registro antropológico teatral..
Com Os Ciclomáticos Cia de Teatro , Autoria: Fabíola Rodrigues e Ribamar Ribeiro e direção Ribamar Ribeiro.
Sinopse
Uma princesa cria um piolho de estimação e a sua Ama, faz de tudo para convencê-la de que ela deveria se casar. Este é o mote principal deste espetáculo, que mostra de que forma os elementos medievais se aproximam da identidade brasileira. Mas onde estão estes elementos medievais na cultura do Brasil? Nos reis da Congada, no Maracatu, na Cavalhada e em outras formas de arte da cultura popular e afrodescendente do Brasil. Com autoria de Ribamar Ribeiro e Fabíola Rodrigues. Direção de Ribamar Ribeiro. Com Os Ciclomáticos Companhia de Teatro.
Ficha técnica
Autoria: Fabíola Rodrigues e Ribamar Ribeiro
Direção e Encenação: Ribamar Ribeiro
Elenco: OS CICLOMÁTICOS CIA DE TEATRO - Carla Meirelles, Getulio Nascimento, Julio Cesar Ferreira, Nivea Nascimento,Renato Neves e Fabiola Rodrigues
Preparador e Arranjador Vocal: Getulio Nascimento
Coreografias e Direção de Movimento: Ribamar Ribeiro
Pesquisa Musical: Ribamar Ribeiro e Getulio Nascimento
Produção Musical e Arranjos: Getulio Nascimento
Visagismo: Getulio Nascimento
Figurinos: Carla Meirelles, Fabíola Rodrigues e Nívea Nascimento
Cenografia: Getulio Nascimento e Julio Cesar Ferreira
Programação Visual: Nívea Nascimento
Iluminação: Mauro Carvalho
Operador de luz: Mauro Carvalho
Adereços: Carla Meirelles, Fabíola Rodrigues, Nivea Nascimento e Getulio Nascimento
Fotografia e Audiovisual: Igor Mattos
Produção Executiva: Ribamar Ribeiro e Claudia Bueno
Realização: Os Ciclomaticos Companhia de Teatro
Serviço
Sesc Campos - Av. Alberto Torres, 397 - Centro, Campos dos Goytacazes
5 de outubro- domingo - 16h
Classificação indicativa livre para todas as idades
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 15/inteira e R$ 7,50/meia

crédito das fotos : Igor Mattos
OS CICLOMÁTICOS CIA DE TEATRO
Companhia de Teatro do subúrbio Carioca (RJ) com 29 anos de carreira, com mais de 250 prêmios, 17 espetáculos em repertório, com apresentações por quase todo esse Brasil, além de alguns lugares pelo mundo.
A linguagem cênica da Companhia é ousada e singular: um mergulho autoral que cruza dramaturgias universais e uma profunda investigação sobre a brasilidade. Autores consagrados como Ariano Suassuna, Federico García Lorca, Nelson Rodrigues, Jean Genet, Gilberto Freyre e Jorge Amado ganham nova pulsação em cena. E a voz do Brasil contemporâneo ecoa nos textos originais do diretor e dramaturgo Ribamar Ribeiro, conduzindo espetáculos que celebram identidade, diversidade e inovação.
Cada integrante é mais que um artista — é um criador multifacetado formado dentro da própria Companhia. O resultado é uma estética rica, plural e profundamente conectada com as urgências do nosso tempo.
De 2012 a 2015, Os Ciclomáticos deixaram sua marca no Teatro Municipal Ziembinski, na Tijuca, RJ, onde conduziram a residência artística História e Vivência Cênica, oferecendo espetáculos, cursos e oficinas que fomentaram o território cultural da região.
No cenário internacional, a Companhia também deixa sua pegada: já se apresentou em países da Europa (Alemanha, França, Portugal, Espanha) e da América Latina (Argentina, Chile, Peru). E foi e m Lima, no Peru, que receberam o prestigioso Prêmio de Companhia Ilustre no Festival Internacional de Teatro — reconhecimento de seu alcance além-fronteiras.
Em 2026, Os Ciclomáticos celebram 30 anos de existência, reafirmando seu compromisso com aarte, a formação, a diversidade e o pensamento crítico.
Claudia Bueno - produtora cultural e assessora de imprensa
contatos: 21-994807245


Nenhum comentário:
Postar um comentário