O PDDE desempenha um papel fundamental no fortalecimento da infraestrutura física, administrativa e pedagógica das escolas, permitindo que cada unidade escolar identifique suas necessidades e invista de forma autônoma junto com sua comunidade escolar e nas melhorias mais urgentes. No caso da Sala de Recursos, o programa garante condições adequadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), contribuindo diretamente para a inclusão e o desenvolvimento dos estudantes público-alvo da educação especial.

De acordo com a subsecretária municipal de Educação, Kíssila Sobrinho, a utilização correta dos recursos reflete o compromisso do município visando à prestação de contas transparente dos recursos para uma educação de qualidade. “Os resultados demonstram que é possível transformar a realidade escolar por meio do planejamento de uma gestão democrática e da responsabilidade na execução do programa”, disse a subsecretária.

Das 54 escolas e creches de São Francisco de Itabapoana, 18 já foram beneficiadas e vinculadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Este ano, já foram criadas e vinculadas ao Fundo mais seis escolas e cinco creches, que passarão a integrar, em 2026, o grupo de novas escolas com Unidades Executoras (UEx), totalizando no município 29 unidades aptas para recebimento de novos recursos do PDDE e suas ações integradas”, explicaram as técnicas do PDDE Yanna Ferreira abreu e Mirian Pereira Gonçalves.

Para a professora Leily Rose Machado de Moraes, que atua na Sala de Recursos, a chegada dos novos materiais representa mais autonomia e valorização profissional. Ela destacou a importância da participação da comunidade escolar nas escolhas das prioridades e bens adquiridos necessários para atender melhor aos alunos. “Fortalecemos ainda mais o trabalho realizado na Sala de Recurso Multifuncional. Os gestores escolares são fundamentais em todo o processo do uso dos recursos, de forma democrática e transparente”.

AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário