terça-feira, 30 de dezembro de 2025

2025: Um ano rico em cultura e incentivo ao turismo

Um ano de 2025 foi repleto de atividades culturais, artísticas, religiosas e com entretenimento para a população de São Francisco de Itabapoana. Juntos, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) promoveram diversos eventos no Centro da cidade e em localidades como Gargaú, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e praias como Manguinhos, Guaxindiba e Santa Clara.


Para começar o ano, o verão foi repleto de atrações como o Luau da SMECT, Festival de Música e Sábado da Família, evento que permaneceu durante o ano inteiro e percorreu várias localidades. E não parou por aí. Nos meses seguintes, a população pôde celebrar as festas tradicionais, como Rancheirada, Festa de São Pedro e Festival do Maracujá, que trouxeram ainda mais alegria para as comunidades.


Pela primeira vez, os empresários de São Francisco de Itabapoana tiveram um espaço totalmente organizado para expor seus produtos e ampliar sua clientela. O Fecomércio superou as expectativas em estrutura e público, reunindo mais de 50 empreendedores de diversos setores, mostrando a força e a diversidade do comércio local.


Também teve programação para os amantes do rock. O Motofest reuniu 30 motoclubes e cerca de 300 motociclistas em três dias de muita adrenalina, motociata e shows com bandas como Acústico Drive, Produto de Rock, Projeto Paralelo 80 e Rick Duarte. A equipe de Louro Jhow animou o público com muitas manobras radicais. A estrutura montada contou com barracas, área para fotos, espaço gourmet, tendas com produtos personalizados e artesanato, e proporcionando ao público uma experiência completa unindo música, cultura e sabor.


Religiosidade – Durante todo o ano, houve, ainda grandes festas religiosas. Os principais foram o Dia do Evangélico, o Deus é Show, a Caminhada da Família, a Festa de São Sebastião, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa de São Francisco de Paula e a Festa de São Pedro. Os eventos emocionaram os fiéis e reforçaram a fé da comunidade cristã do município.


Para o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, os eventos realizados durante o ano foram fundamentais para desenvolver o turismo no município. “Foi a oportunidade das pessoas que vieram de outros estados e regiões conhecerem nossos pontos turísticos e a gastronomia da cidade, que é muito rica”.

Coordenadora do Departamento de Cultura da SMECT, Maenilse Gonçalves destacou que todos os eventos foram pensados para que as famílias pudessem se divertir juntas. “Foram atividades diversificadas para atender a todos os públicos e levar as famílias para as praças, os distrito e localidades do município”, observou Maenilse.
AsCom

Nenhum comentário: