No início de dezembro, 261 formandos receberam seus certificados após participarem das aulas gratuitas iniciadas em junho. O Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR) ofertou 14 capacitações, entre elas Auxiliar de Farmácia, Trancista, Designer de Sobrancelhas, Cabeleireiro, Artesanato, Foto e Vídeo, Corte e Costura para Iniciantes e Crochê.
Na área offshore, 133 moradores foram profissionalizados pelo programa “Empregos Azuis: Um Mar de Oportunidades”, da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar). Cursos como Movimentação de Carga, Taifeiro e Operador de Empilhadeira, que no mercado chegam a custar entre R$ 250 e R$ 800, foram oferecidos gratuitamente, e receberam os certificados em dois idiomas.
O morador da área central, Daniel Gomes participou de duas formações através dos "Empregos Azuis". “Por ser gratuito, foi uma excelente oportunidade para participar. Foi muito bom, desde a estrutura até a equipe”, avaliou.

Além disso, em parceria com o Senai, foram realizados os cursos de Auxiliar de Plataforma e Eletricista de Obras, e, com a empresa Tec&Pint, o curso de Pintura Mecanizada.
— São cursos sérios, com profissionais qualificados, que preparam nossos moradores para o mercado de trabalho, ampliando oportunidades. Nosso objetivo é expandir ainda mais as áreas de formação. Em breve, vamos inaugurar a reforma e ampliação da Padaria Escola, em Valão Seco, onde serão oferecidas aulas na área de gastronomia — destacou a secretária da pasta, Claudineia Rodrigues.
A SMTDH também fortalece valores como disciplina, direitos, deveres, cidadania e ética por meio do programa Guarda Mirim. Em 2025, a quarta turma de cadetes se formou, com 31 adolescentes concluindo o programa.
A última reportagem da retrospectiva da SMTDH vai abordar o tema emprego.
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário