Ao todo, 180 alunos dos anos finais das turmas do 6° e 7° anos já foram contemplados com o novo horário nas Escolas Municipais Antônio Paes Viana (Imburi), Décio Machado (Barra do Itabapoana), Domingos Santos (Ponto de Cacimbas) e Herval Luiz dos Santos Batista (Centro). No período integral, no período da manhã, as aulas continuam com os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No período da tarde, a parte diversificada contempla cinco componentes curriculares: Acompanhamento Pedagógico em Linguagens, Acompanhamento Pedagógico em Matemática, Esporte e Lazer, Diversidade e Multiculturalismo e Cultura Digital e Tecnologia.

O horário ampliado tem o objetivo de aumentar a permanência do aluno na escola, oferecendo diversas atividades extracurriculares em formato de oficinas e aulas dinâmicas. Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, a implantação da educação integral veio fortalecer o desenvolvimento da aprendizagem e ampliar as oportunidades para crianças e adolescentes.
— Com uma jornada estendida, os estudantes passam a vivenciar, nas nossas escolas, uma rotina escolar que vai além dos conteúdos tradicionais, incorporando atividades esportivas, culturais, científicas, tecnológicas e de formação cidadã. Essa abordagem contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para os dias atuais, como autonomia, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades socioemocionais — explicou o secretário.
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário