Na “Operação Verão Seguro”, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, dez candidatos aprovados atuam em grupo por dia, sob a supervisão dos agentes responsáveis pelo curso de formação, durante o final de semana. De segunda a sexta-feira, eles têm aulas teóricas.

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, o estágio na “Operação Verão Seguro” tem como função proporcionar aos alunos a vivência prática supervisionada, integrando a teoria à realidade operacional. “Durante a atividade, os alunos acompanham ações de ordenamento do trânsito, fiscalização de veículos estacionados irregularmente e prevenção de transtornos típicos do período de verão no litoral, compreendendo a aplicação da legislação, o caráter preventivo e educativo da atuação da GCM, bem como a importância do trabalho integrado com outros órgãos, contribuindo para sua formação ética, técnica e profissional”, explicou.
Roberta observou que o estágio não tem caráter punitivo, mas formativo, permitindo que o futuro guarda compreenda sua função social, legal e preventiva, preparando-se para atuar com eficiência, equilíbrio e respeito aos direitos do cidadão, especialmente em períodos de alta demanda, como o verão.

Curso de formação - O curso de formação da 3ª turma de Guardas Civis Municipais teve início no dia 10 de dezembro de 2025, com uma aula inaugural na Câmara Municipal. O curso tem carga horária total de 390 horas, com duração de dois meses. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h e 18h. A grade curricular é dividida em nove módulos e aborda diversos temas, como o papel das Guardas Municipais, leis ambientais, procedimentos operacionais, condicionamento físico, técnicas de emergência e conhecimento jurídico.
O curso tem caráter eliminatório. É aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos dez pontos totais, além de ter, no mínimo, 90% de frequência. No dia 30 de dezembro, os aprovados participaram de uma visita técnica à Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), ligado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). No mesmo dia, o grupo participou de uma instrução com a Guarda Ambiental (GAM).
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário