
O treinamento desta quinta-feira (29/01) incluiu abordagem inclusiva, manobras de desengasgo em adultos, crianças e bebês, afogamentos, queimaduras, parada cardiorrespiratória, traumatismo craniano, mal súbito, hipoglicemia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), convulsão, crise hipertensiva, quedas e acidentes no trânsito, entre outros temas. As aulas foram ministradas pelo tenente Alex Anderson, do Corpo de Bombeiros, especialista em treinamento de primeiros socorros.

Antônio Carlos Barbosa, de 39 anos, é um dos alunos aprovados que participa do treinamento. “Geralmente, a Guarda Municipal é a primeira a chegar nas ocorrências; por isso, precisamos saber como agir, administrar a situação, sinalizar o local e acionar o socorro. Adquirir todo esse conhecimento é essencial para a capacitação e para que cada um de nós possa atuar com mais eficiência prestando um bom serviço à população”.

De acordo com a comandante da Guarda Civil Municipal, Roberta Panisset, a instrução de primeiros socorros é essencial para que os agentes prestem o atendimento imediato em situações de emergência. “Esse treinamento garante uma atuação segura, responsável e eficiente, reduzindo riscos, evitando agravamento das lesões e fortalecendo o papel da Guarda como agente de proteção à vida e ao bem-estar da comunidade”, disse.

Nesta sexta-feira (30/01), os alunos terão aulas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), que inclui treinamento em acidentes automobilísticos, ameaças, hemorragias graves, utilização de kits táticos, bandagens, vias aéreas, traumas com armas brancas e armas e fogo.

As aulas e atividades do Curso de Formação da GCM tiveram início em dezembro de 2025. Desde então, os futuros guardas já participaram de palestras, atividades com a Guarda Ambiental, estágio na “Operação Verão Seguro” nas praias e treinamento contra incêndios com o Corpo de Bombeiros.
A previsão é de que o curso seja concluído até o final de fevereiro. Na sequência, os alunos serão efetivados, assinando o termo de posse — ainda sem data definida.
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário