Os serviços disponibilizados na unidade são: atendimentos clínicos, limpeza, extração simples, restauração, fluoretação e raspagem, além de instrução sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dente para adultos e crianças. O funcionamento do Odontomóvel acontece sempre das 8h às 16h, próximo à alguma unidade de saúde ou escola municipal.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Raquel Alves, a unidade móvel tem como objetivos promover acessibilidade e levar atendimento odontológico para as comunidades de todo o município, principalmente nas localidades mais distantes do Centro da cidade.
— A Unidade Móvel Odontológica facilita o atendimento e garante o acesso aos serviços de saúde bucal às populações que vivem nessas áreas. Essa estratégia reduz desigualdades, promove a prevenção de doenças, possibilita diagnóstico e tratamento precoces e fortalece a Atenção Básica, levando cuidado, dignidade e qualidade de vida aos moradores — informou Raquel.

Na semana passada, foram realizados cerca de 50 atendimentos no Odontomóvel nas localidades de Floresta, Morro do Bode e Deserto Feliz.
A Unidade Odontológica Móvel é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde, através do Programa Brasil Sorridente, que oferece serviços gratuitos em unidades de saúde, centros de especialidades e laboratórios regionais. A principal porta de entrada para o atendimento é o programa Estratégia Saúde da Família (ESF).
Orientação - Em paralelo aos atendimentos do Odontomóvel, também serão realizadas ações de monitoramento e orientações das arboviroses (dengue), orientação e cuidados para evitar acidentes com animais peçonhentos, atualização do Cartão de Vacinação e incentivo ao rastreio de citopatológicos uterinos (preventivo) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O trabalho está sendo realizado pelas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), nas unidades de saúde das localidades ou outros espaços físicos busca ampliar o acesso aos serviços oferecidos à população que mora em localidades mais distantes, além de fortalecer vínculos com a comunidade; promover a prevenção de doenças, inclusive com a atualização das vacinas; identificar precocemente problemas de saúde; e garantir o cuidado com a saúde bucal.

AsCom

.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário