A primeira ação será realizada nesta segunda-feira (26/01), na unidade da ESF em Amontado, a partir das 8h30. Na terça-feira (27/01), as ações acontecerão na unidade da ESF em Nova Belém, a partir das 8h30, e na Clínica da Família, a partir das 10h. O objetivo é proporcionar um espaço acolhedor para reflexão e diálogo.
De acordo com a enfermeira responsável pela ESF de Amontado, Luiza Cordeiro Gonçalves Dias, no local haverá dinâmicas interativas com tema na saúde mental, destacando os sinais de alerta para estresse, ansiedade e depressão. “Na dinâmica, os participantes serão convidados a estourar um balão com palavras que representem seus sentimentos e desafios emocionais. Também teremos um café da manhã que será oferecido aos participantes”, explica Luiza.

Também haverá uma palestra sobre o tema com o psicólogo e coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Chagas. “Falar abertamente sobre saúde mental cria um ambiente seguro para que indivíduos e suas famílias expressem emoções, busquem apoio e desenvolvam ferramentas para lidar com seus desafios, além de garantir que a saúde mental seja reconhecida como um componente vital do bem-estar geral”, observa Renato.
Fevereiro Roxo e Laranja - Em fevereiro, as ações acontecerão novamente em Amontado e Nova Bélem, além de Guaxindiba, Barra do Itabapoana, Bom Lugar e Imburi. As temáticas serão voltadas para o “Fevereiro Roxo” e o “Fevereiro Laranja”, ambos sobre a conscientização de doenças crônicas e graves. A cor roxa é dedicada a três doenças: lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer, enquanto a cor laranja é dedicada ao combate e diagnóstico precoce da leucemia.
Confira o calendário de fevereiro:
04/02 – ESF Imburi
05/02 – ESF Barra do Itabapoana
10/02 – ESF Guaxindiba
23/02 – ESF Amontado
24/02 – ESF Bom Lugar.
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário