quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

São Francisco de Itabapoana se destaca na agricultura familiar

São Francisco de Itabapoana ocupa posição de destaque na agricultura familiar do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a cidade registra 460 CAFs ativos, segundo relatório do referente a dezembro de 2025. O município é o 3º maior da região Norte Fluminense e o 6º no ranking estadual.

Entre os 704 agricultores cadastrados, 44% são mulheres e 56% são homens. A juventude também tem presença significativa: 79 jovens de 16 a 29 anos possuem CAF ativo, reforçando a sucessão rural no município. As principais atividades econômicas são agricultura e pecuária, com 409 CAFs ativos, seguidas do extrativismo (23) e da pesca artesanal (28). "

— O CAF é o cadastro oficial que identifica agricultores familiares e garante acesso a políticas públicas. A inscrição é gratuita, válida por três anos, e deve ser feita em entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), como Emater-Rio, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais integrantes da Rede CAF no estado — destacou o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro, Victor Tinoco, acrescentando que a listagem completa pode ser consultada no site caf.mda.gov.br.


O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, salienta que os critérios incluem possuir área de até quatro módulos fiscais, ter gestão e mão de obra familiar e obter pelo menos 50% da renda do próprio estabelecimento rural.

— Como prefeitura, estamos atuando para destacar a importância do nosso produtor formalizar sua relação. Além disso, estamos à disposição para auxilia-los, oferecendo o suporte necessário para realizar o cadastro, que é gratuito e traz benefícios em diversos aspectos, inclusive na questão previdenciária. Agradeço também a parceira com o MDA — destacou.
AsCom

Nenhum comentário: