Entre os 704 agricultores cadastrados, 44% são mulheres e 56% são homens. A juventude também tem presença significativa: 79 jovens de 16 a 29 anos possuem CAF ativo, reforçando a sucessão rural no município. As principais atividades econômicas são agricultura e pecuária, com 409 CAFs ativos, seguidas do extrativismo (23) e da pesca artesanal (28). "
— O CAF é o cadastro oficial que identifica agricultores familiares e garante acesso a políticas públicas. A inscrição é gratuita, válida por três anos, e deve ser feita em entidades credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), como Emater-Rio, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais integrantes da Rede CAF no estado — destacou o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro, Victor Tinoco, acrescentando que a listagem completa pode ser consultada no site caf.mda.gov.br.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, salienta que os critérios incluem possuir área de até quatro módulos fiscais, ter gestão e mão de obra familiar e obter pelo menos 50% da renda do próprio estabelecimento rural.
— Como prefeitura, estamos atuando para destacar a importância do nosso produtor formalizar sua relação. Além disso, estamos à disposição para auxilia-los, oferecendo o suporte necessário para realizar o cadastro, que é gratuito e traz benefícios em diversos aspectos, inclusive na questão previdenciária. Agradeço também a parceira com o MDA — destacou.
AsCom

.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário