quinta-feira, 1 de julho de 2021

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas em ação no Novo Jóquei

Durante a ação, um suspeito de ser integrante do tráfico de drogas do bairro foi preso pelos policiais



A Polícia Militar (PM) de Campos apreendeu, na noite da última quarta-feira (30), uma grande quantidade de drogas que estavam em um terreno localizado na Rua 17 do Conjunto de Casas Populares do Novo Jóquei. Durante a ação, um homem foi preso suspeito de ser integrante do tráfico de drogas local.

Segundo a PM, policiais da Patamo II receberam a informação de que traficantes do bairro estariam escondendo drogas em um terreno baldio. Ao perceber a aproximação da viatura, os criminosos correram e não foram alcançados pelos militares.Porém, um dos suspeitos de envolvimento com o tráfico acabou sendo preso.

Ao todo foram apreendidos 1 quilo de maconha e 2 quilos de pasta base de cocaína, além de 740 pinos da mesma droga que já estava preparada para ser comercializada. Foram encontradas ainda, 15 munições intactas de calibre 38.

O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos, onde o caso foi registrado.
Terceira Via/Show Francisco

Polícia prende homem suspeito de ser autor de vários homicídios em Campos

"Bigu", como é conhecido, foi preso dentro de casa por agentes da Delegacia de Guarus em Travessão



Agentes da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, em Campos, prenderam na manhã desta quinta-feira (1º), um homem apontado como autor de vários homicídios ocorridos pelo município nos últimos meses, em vários pontos da cidade. A prisão ocorreu no distrito de Travessão de Campos.

Segundo os agentes, Emerson Rodrigues Pereira Ramos, de 22 anos, teria cometido pelo menos cinco assassinatos na área da 146ªDP nos últimos meses. “Bigu” como é conhecido, foi preso dentro de sua casa localizada na Rua B.

Emerson foi encaminhado para a 146ªDP e de lá será levado para a Casa de Custódia de Campos, onde aguardará pelo julgamento.
Terceira Via/Show Francisco

Grávidas que tomaram vacina da Oxford/AstraZeneca terão segunda dose da Pfizer no Estado do Rio

Decisão foi tomada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde em acordo com municípios


(Foto: Reprodução/TV Brasil)

As gestantes e mulheres do estado do Rio de Janeiro que tiveram bebês há até 45 dias, que tenham comorbidades e tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca, poderão completar o esquema vacinal com a segunda dose da Pfizer. A orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi enviada aos 92 municípios do estado.

O Ministério da Saúde suspendeu, no dia 11 de maio, a vacinação com o imunizante da Oxford/AstraZeneca das gestantes e puérperas, após orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na época, apenas o grupo com comorbidades estava incluído no calendário de vacinação. A suspensão ocorreu após o registro de um caso de óbito de gestante que recebeu a vacina Oxford/AstraZeneca.

A segunda dose deve ser aplicada 12 semanas após a primeira, tanto a da Oxford/AstraZeneca, quanto a da Pfizer. Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, a decisão foi tomada pela equipe técnica da secretaria em acordo com os municípios.

“A decisão do uso da vacina Pfizer para completar o esquema vacinal de grávidas e puérperas foi pactuada com o Cosems [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro] e aprovada pelo grupo de apoio técnico da Secretaria de Saúde, formado por infectologistas e epidemiologistas. É preciso que essas mulheres busquem os postos de vacinação, no prazo orientado, pois a imunização só se faz efetiva com as duas doses, como indicam os estudos”, disse.

A Secretaria de Saúde orientou também que sejam vacinadas mães que estão amamentando, sem limite de idade para os bebês. Esse grupo pode receber qualquer vacina disponível nos postos.

Calendário unificado

A secretaria publicou nesta quinta-feira (1º) a terceira edição do Calendário Único de Vacinação contra a Covid-19, que acelera as datas dos grupos por faixa etária. Agora, a previsão do término da aplicação da primeira dose para quem tem 18 anos ou mais é até o fim de agosto. Em julho, serão imunizadas as faixas de 54 a 35 anos e, em agosto, quem tem entre 34 e 18 anos.

Segundo Alexandre Chieppe, é importante que os municípios garantam dias de vacinação para quem não conseguiu comparecer na data destinada à idade ou grupo prioritário.

“A gente quer garantir que cada município siga os mesmos públicos prioritários. Neste momento estamos avançando por idade. E que ninguém inclua qualquer outra população que não seja a que está definida no calendário único de vacinação. Segundo, que se avance no calendário respeitando alguns princípios, como a garantia de que quem perdeu a sua data tenha a oportunidade de receber a dose depois”, explicou o secretário de Saúde.

Ele frisou ser necessário também buscar as pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose, assim como campanhas educativas para que toda a população seja imunizada.

“Depois a gente vai ter um trabalho árduo de repescagem e convencimento das pessoas que não procuraram os postos de vacinação por diversos motivos. Cada município vai ter que avaliar o quantitativo de público-alvo, comparar com o percentual de vacinação para que se defina estratégias conjuntas visando garantir a homogeneidade da vacinação e que a população acima de 18 anos seja efetivamente vacinada”, explicou.

De acordo com Chieppe, o estado do Rio tem capacidade de ampliar a vacinação diária e, caso as doses cheguem com mais rapidez e em maior volume, o calendário pode ser acelerado novamente.
Fonte: Agência Brasil/Show Francisco

LDO/2022 de Campos é aprovada na Câmara de vereadores com remanejamento de verbas em 30%

Fred Machado, Rogério Matoso, Marquinhos Bacelar, Igor Pereira, Raphael Thuin, Anderson de Mattos, Bruno Vianna e Hélio Nahim votaram contra

Sem a presença dos vereadores Abdu Neme e Nildo Cardoso – que justificaram ausência – e Marcione da Farmácia – que está de licença médica – teve início por volta das 17h15 desta quarta-feira (30), a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Campos antes do recesso do mês julho de 2021.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2022) apresentada pelo gabinete do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, foi votada e aprovada por maioria dos vereadores, com exceção de Fred Machado, Rogério Matoso, Marquinhos Bacelar, Igor Pereira, Raphael Thuin, Anderson de Mattos, Bruno Vianna e Hélio Nahim.

A LDO de 2022 estima receita do município em R$ 1.929 bilhão. O montante é 10,48% maior que o orçamento deste ano, que é de R$ 1.746 bilhão. Agora, a lei será publicada em diário oficial.

O projeto encaminhado pelo gabinete do prefeito propôs, ainda, 40% de remanejamento de verba entre secretarias sobre o montante. A oposição tentou manter os atuais 20%, mas a maioria dos parlamentares aprovou a emenda que garante o crédito adicional suplementar de 30% do total.

Esta emenda aprovada foi apresentada pelos 12 vereadores da base governista — Álvaro Oliveira (PSD), Bruno Pezão (PL), Dandinho de Rio Preto (PSD), Juninho Virgílio (PROS), Leon Gomes (PDT), Kassiano Tavares (PSD), Marquinho do Transporte (PDT), Luciano Rio Lu (PDT), Pastor Marcos Elias (PSC), Thiago Rangel (PROS), Silvinho Martins (MDB), Jô de Ururaí (Podemos) e Maicon Cruz (PSC).

Durante a sessão houve divergência de entendimento na ordem de votação entre o projeto de lei e as emendas modificativas. Na opinião do vereador Fred Machado, as emendas devem ser votadas antes do projeto de lei. “Não faz sentido aprovar um projeto e depois este mesmo projeto ser alterado com a possível aprovação das emendas”, alegou.

O presidente da Casa, Fábio Ribeiro, disse que vai reavaliar o regimento interno na Câmara junto a Procuradoria e aos demais vereadores. “O nosso regimento determina que o projeto seja votado antes das emendas e é assim que acontece também na Câmara Federal e no Senado, mas me comprometo a abrir um debate para chegarmos a um consenso”, garantiu.

O vereadores Hélio Nahin e Marquinhos Bacellar, no entanto, lembraram que na polêmica votação que alteraria o Código Tributário, foram votadas primeiro as emendas e o projeto em si não foi votado até agora, o que contradisse o posicionamento do presidente da Câmara.

A sessão foi encerrada após às 19h30 com a despedida dos vereadores e a oficialização do anúncio do recesso legislativo.
Fonte Terceira Via

Prefeitura de SFI anuncia datas para o recadastramento dos servidores efetivos


A política de atualização cadastral é uma ferramenta fundamental para gerir de forma eficiente o processo de gestão de pessoas, além de trazer melhorias na qualidade das informações. Por essa razão, a Secretaria de Administração da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizará entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro o recadastramento funcional dos servidores efetivos e concursados.


O recadastramento, que será presencial, tem caráter obrigatório e será destinado apenas aos servidores de lotação ativa, incluindo aqueles que estão à disposição, ou seja, cedidos em outros órgãos. Quem não o fizer no prazo estabelecido ou entregar os documentos incompletos, terá o pagamento dos seus vencimentos suspenso até a efetiva regularização do recadastro funcional. O atendimento ocorrerá durante o horário de expediente.

A publicação do decreto que dispõe sobre as informações do
recadastramento saiu no Diário Oficial (D.O.) nº 1234 desta terça-feira (29). Nas palavras do procurador geral do município, Jules Rimet, todos os trâmites legais foram observados para a plena efetivação do processo.

De acordo com o secretário de Administração, Erbson Gomes Pires
(Bibinho), para todas as fases do recadastramento serão observadas as medidas sanitárias para coibir a disseminação da Covid-19, recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o uso de máscara de proteção facial, utilização de álcool 70% e distanciamento social. “O órgão Executivo tem 1.300 servidores efetivos e concursados. Os gestores ou responsáveis pelos recebimentos da documentação estarão cientes das normas”, disse.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos explica que o recadastramento visa auxiliar a gestão pública. “Esse tipo de atualização cadastral é
utilizado por diversos órgãos e instituições como forma de gerir melhor as informações. Solicitamos que as pessoas não deixem de fazer seu recadastramento, pois terão um prazo estendido de dois meses para realizá-lo. Essas informações serão muito importantes para o setor de Recursos Humanos, a fim de conduzir melhor seus trabalhos”, solicitou.

Procedimentos – De acordo com o secretário de Administração, o
recadastramento dos professores e auxiliares da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) será nas unidades escolares em que estão lotados. Já os servidores pertencentes às secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Humano e da Saúde, deverão comparecer nas próprias sedes, e os das demais secretarias, devem procurar a Administração, no prédio da prefeitura, para realizar o recadastramento. Mais informações, na listagem descrita abaixo.

Além do mais, a falta de algum documento não possibilitará o
recadastramento do servidor. Por essa razão, o arquivo, contendo a
relação de todos os documentos necessários para a realização do mesmo será disponibilizado no site oficial da prefeitura através do link www.pmsfi.rj.gov.br em formato de PDF e Formato Portátil de Documento, aos servidores que desejarem baixar.

Segundo informações do assessor da Secretaria de Administração, José Manoel Alves Mól, uma Comissão Especial de Recadastramento foi formada para organização e acompanhamento das etapas do processo. “Além dessa finalidade, a comissão terá como competência receber as justificativas e documentações comprobatórias dos servidores que, em razão de doença,
estiverem impossibilitados de se apresentar”, explicou.

José Manoel lembrou, ainda, que nesses casos, o prazo para justificativa é o mesmo do cronograma, ou seja, até 30 de setembro. O assessor salientou sobre a necessidade de respeitar o cronograma de ações. “Não deixem o recadastramento para o último dia do prazo, a fim de evitar aglomerações e eventuais intercorrências”, alertou.

Para o secretário de Administração, o setor está avançando em seu
planejamento. “Desde janeiro estamos executando diversas ações naquilo que compete à secretaria para melhorar o atendimento e avançar em iniciativas que visem à qualidade do serviço público. E esse recadastramento é mais uma etapa necessária nesse processo. Portanto, não deixem de levar seus documentos”, solicitou.

LOCAIS PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO:
• Servidores lotados na Secretaria de Educação e Cultura
– Os servidores lotados nas escolas municipais deverão entregar toda
documentação aos respectivos diretores de suas unidades escolares. – Os demais servidores deverão procurar o Departamento de Recursos Humanos (RH) da referida Secretaria.

• Na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano
– Setor de Recursos Humanos da Secretaria, no Centro da cidade.

• Na Secretaria de Saúde
– No setor de Recursos Humanos da Secretaria, localizado no prédio anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.

• Na Secretaria de Administração
– Deverão se apresentar, no prédio da prefeitura, os servidores públicos das secretarias de Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Procuradoria, Controle Interno, Fazenda, Planejamento, Emtransfi, Transporte, Turismo, Guarda Civil Municipal, Obras, Serviços Públicos, Administração e seus respectivos departamentos.

AsCom-SFI

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Câmara de vereadores de São Francisco empossa suplente Leandro Babão


A posse aconteceu no plenário da Câmara-
Foto divulgação

Na manhã desta terça-feira (29) tomou posse como vereador, na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, Leandro Luiz Couto Lemos, Leandro Babão (PSD), na vaga deixada por Jonimásio Ferreiro Higino, Mazinho da Banda, falecido no mês de junho, vítima da COVID-19. Leandro era primeiro suplente do partido.

A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara Municipal e foi conduzida pelo Presidente do legislativo, vereador Maxsuel Cerqueira, Cocoia, com as presenças do vereador José Roberto Marques Barreto, Flor de Guaxindiba e o Procurador da Câmara, Rodrigo Peçanha Marvila Muniz Manhães.

Juramento de posse

O presidente da Câmara informou que a cerimônia foi bem simples, sendo cumprido o que determinada o regimento interno da Casa de Leis. “Foi feito o juramento e assinado o termo de posse, com a presença do vereador Flor, como testemunha e o procurador da casa, oficializando assim o Leandro Babão como vereador”, declarou Cocoia


Assinatura do Termo de Posse

Leandro Babão era o primeiro suplente do Partido Social Democrático (PSD). Ele obteve 818 votos, enquanto Mazinho da Banda foi eleito com 956 votos. A Câmara de vereadores de São Francisco de Itabapoana é composta por 13 vereadores. Na última eleição, houve a renovação de nove vereadores, entre os novatos estava o Mazinho da Banda.

Babão assume o seu segundo mandato, ambos como primeiro suplente. Na gestão anterior ele assumiu a vaga deixada pela vereadora Yara Cíntia que há época assumiu a titularidade da Secretaria municipal de Educação.

Reportagem: Carlos Jorge P. Azevedo

INSS convocará 170 mil pessoas para pente-fino em benefícios por incapacidade; cartas começam a ser enviadas semana que vem

Perícia do INSS: segundo a legislação, os benefícios por incapacidade podem ser revistos de tempos em tempos Foto: Arquivo/Extra

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem um benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de seis meses — sem passar pela perícia médica — e que não têm data de cessação do benefício estipulada deverão ser convocados para o novo pente-fino que o instituto vai promover entre agosto e dezembro deste ano. O objetivo é evitar pagamentos indevidos, com prejuízo aos cofres públicos. Segundo o Ministério da Economia, a previsão é convocar 170 mil beneficiários para novos exames periciais.

No início da próxima semana, as convocações já começarão a ser expedidas. Os segurados terão que agendas perícias médicas, de acordo com a capacidade operacional das agências da Previdência Social, seguindo as regras sanitárias (distanciamento social, higienização das instalações, uso de EPIs por funcionários a beneficiários, ventilação adequada e restrição à circulação de pessoas nas unidades).

Cartas enviadas
A convocação será feita por carta simples enviada via Correios para o endereço do segurado cadastrado no sistema do INSS. O instituto ainda poderá contar com a ajuda da rede bancária pagadora de benefícios para notificar os segurados por meio de mensagens exibidas nos terminais de autoatendimento. Ainda poderá haver convocação por meio eletrônico ou a partir da publicação de um edital no Diário Oficial da União.

Após receber a notificação, o segurado terá 30 dias para agendar a perícia médica de revisão no portal ou no aplicativo Meu INSS, acessando "Agende sua perícia médica". Outra opção será ligar para a Central 135. Quem não fizer esse agendamento terá o benefício suspenso.

Hora extra
Os exames médicos deverão ser feitos em horários extraordinários — fora da agenda regular da perícia médica —, de forma a não prejudicar os outros atendimentos já agendados. Na prática, segundo o INSS, cada perito poderá realizar quatro avaliações a mais por dia.

O INSS, no entanto, não descarta a possibilidade de realizar mutirões de atendimento, em caso de necessidade. Neste caso, os peritos poderão fazer, além das revisões, outras perícias para reconhecimento inicial de benefícios, a fim de agilizar as concessões.

Agências em funcionamento
De acordo com o governo, das 724 agências da Previdência Social que oferecem perícia médica hoje, 619 estão funcionando, com a presença de 2.549 peritos. Atualmente, o tempo médio entre a data de agendamento e o dia de realização do exame é de 39 dias.
Fonte Extra

Lei Seca flagra 57 condutores embriagados em Campos e Macaé

Números preocupantes foram divulgados pelo Governo do Estado


Divulgação
Números preocupantes foram divulgados pelo Governo do Estado

No último fim de semana, 1.527 motoristas foram abordados pela Operação Lei Seca e 330 deles apresentavam sinais de embriaguez – o que representa 21,61% do total de abordagens.

O interior do estado obteve índices elevados na sexta-feira e no sábado. Em Campos dos Goytacazes e Macaé, o percentual de alcoolemia chegou a 18,21% e, dos 313 motoristas abordados nas blitzes, 57 estavam embriagados.

Também na sexta, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, 82 motoristas foram abordados e o índice de alcoolemia chegou a 28,05%. No sábado (26/06), em uma ação realizada em São Gonçalo, foram registrados 41 casos de alcoolemia, chegando a 35,34% do total de abordagens. Enquanto a ação realizada na Barra da Tijuca, no mesmo dia, alcançou 25,68% de motoristas com sinais de embriaguez. Já no domingo (27/06), em outras ações na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes o percentual quase dobrou, chegando a 44,59%.

- Os altos índices de alcoolemia registrados no último fim de semana mostram a importância de estarmos sempre nas ruas realizando ações de fiscalização em todo o estado. Nossa missão de salvar vidas é diária e seguimos conscientizando a população sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool - explica o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Fabio Pinho.

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, atua diariamente em blitzes por todo estado para tornar o trânsito mais seguro.

Sobre a Operação
A Operação Lei Seca do Rio de Janeiro teve início em 19 de março de 2009 com ações de educação e fiscalização. Até o momento, 3,4 milhões de motoristas já foram abordados em 26.834 blitzes de fiscalização e 217.090 motoristas flagrados sob efeito de álcool.

As ações de educação e fiscalização são realizadas diariamente em todo o estado para que as pessoas se conscientizem dos riscos da mistura álcool e direção, além de reforçar a mensagem ‘nunca dirija depois de beber’.
Fonte: Ascom

Detro-RJ realiza leilão de 56 lotes de veículos nesta quinta-feira

Lances poderão ser dados de forma on-line ou presencial

Divulgação

Lances poderão ser dados de forma on-line ou presencial

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) realizará leilão com 56 lotes de veículos, entre carros, motos e veículos pesados, nesta quinta-feira, dia 1º de julho, às 10h. Os lances poderão ser dados de forma on-line ou presencial.

A modalidade presencial ocorre na Estrada dos Bandeirantes, 28.137, em Vargem Grande, na Zona Oeste da capital fluminense. Em função da pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara. Também será disponibilizado álcool em gel e mantido distanciamento entre os assentos.

Para participar, basta se cadastrar no site do leiloeiro (www.rebocarleiloes.com.br). As informações são confidenciais e guardadas em sigilo, sendo utilizadas para emissão de nota fiscal. É importante lembrar que os veículos arrematados devem ser retirados do depósito no estado em que foram adquiridos.

As fotos ilustrativas e descrições dos lotes podem ser vistas no site. Nesta quarta-feira, 30 de junho, das 10h às 16h, os interessados podem ver os veículos a serem leiloados no depósito em Vargem Grande. Para tal, é preciso agendar pelos seguintes canais: WhatsApp (21) 99862-9879, telefone (21) 3950-1772 / 3950-1768 ou e-mail leilao@rebocarremocoes.com.br.

Informações, editais e datas dos próximos leilões estão disponíveis no site do Detro-RJ (www.detro.rj.gov.br).
Fonte: Ascom

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta quarta-feira

Interessados podem se inscrever na Página do Participante

ABr

Interessados podem se inscrever na Página do Participante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inicia, nesta quarta-feira (30/06), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Os interessados poderão se inscrever na Página do Participante, até 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento deve ser feito por aqueles que não estão isentos, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

Os resultados finais das solicitações de isenção foram divulgados pelo Inep, no dia 25 de junho, e estão disponíveis na Página do Participante.

Os interessados em fazer o Enem 2021 deverão realizar a inscrição no exame, isentos ou não. O Inep preparou um passo a passo para ajudar na inscrição. Para isso, basta acessar a Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br.

Provas
As provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. As duas versões também terão a mesma estrutura de prova: quatro cadernos de questões e a redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.
Fonte: Agência Brasil

Conta de luz: Aneel reajusta valor da bandeira tarifária vermelha 2 em 52%

Previsão é a de que bandeira tarifária vermelha patamar 2 seja aplicada a partir de julho até novembro deste ano



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29) o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2 – cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52%.

Nesta segunda-feira (28) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão em que afirmou que o país passa por um momento de crise hídrica e pediu uso “consciente e responsável” de água e energia por parte da população. O Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

O reajuste contrariou a área técnica da agência, que recomendou uma alta na Bandeira vermelha 2 de R$ 11,50 a cada 100 kWh consumidos, de forma a equilibrar a alta de custo da geração de energia.

A partir de julho, a bandeira tarifária vermelha 2 passará a ter o novo valor, conforme informou a Aneel na última semana.

Outras bandeiras também sofreram reajustes, são elas (por 100 kWh consumidos):

Bandeira amarela – passou de R$ 1,34 para R$ 1,874 por 100 kWh consumidos; e
Bandeira vermelha 1 – passou de R$ 4,16 para R$ 3,971 por 100 kWh consumidos.

A bandeira verde continua sem cobrança adicional, pois sinaliza que não há custo extra para geração de energia.

O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi feito em 2019.

Os diretores da Aneel também decidiram abrir uma consulta pública para discutir mudanças na metodologia de cálculo das bandeiras tarifárias e possivelmente novos valores.

Crise Hídrica
A previsão é a de que a bandeira vermelha patamar 2 vigore, no mínimo, entre os meses de julho e novembro de 2021. O motivo é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com 29,4% da capacidade de armazenamento, e não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.

Impacto na conta de luz
O reajuste anunciado pela Aneel nesta terça (29) impacta o valor final da conta de luz. André Braz, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), afirma que um reajuste médio de 15% na bandeira tarifária tem um impacto médio de 5% na conta de luz.

Já uma alta de 5% na conta de luz aumenta, em média, em 0,2 ponto percentual a inflação.
Fonte Terceira Via

Campos tem uma nova morte por Covid-19

Município não registrou novos casos por falha em sistema federal


(Foto: Silvana Rust)

A Secretaria de Saúde informa que, nesta terça-feira (29), não houve atualização de novos casos de Covid-19 devido à falha no sistema do E-SUS. Ainda, segundo a secretaria, o sistema permanece com lentidão para inserção de notificações e tem passado por correções pelo DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde. O município registrou 01 óbito nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, o município registrou 34.596 casos confirmados de Covid-19 e 46.485 recuperados que, incluindo os com Síndrome Gripal testada positivo para Covid-19; recuperados de Síndrome Gripal não específica; e recuperados de Síndrome Aguda Grave positivos para Covid-19.

O município encontra-se na Fase Verde, ou seja, nível 2 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais. A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população deve seguir as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%.

Boletim Coronavírus – 29/06/2021
Confirmados: 34.596
Síndrome Gripal (SG): 102.135
Número de internações com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 4.859
Óbitos confirmados: 1.417
Recuperados SG Covid: 25.331
Recuperados SRAG: 1.228
Recuperados SG Não Especificada: 19.926
Total de recuperados: 46.485

Censo Diário de Ocupação de leitos nesta terça-feira (29)
Ocupação da UTI – 57,61% na Rede SUS e Privada
Ocupação Clínica Médica – 51,28% na Rede SUS e Privada
OBS: Até às 17h não havia pacientes na fila de espera para leitos de UTI e leitos de Clínica Médica

Total de doses aplicadas até segunda-feira (28): 246.368
Primeira dose – 174.751
Segunda dose – 71.617.
Fonte Ascom

Saúde segue ampliando vacina para lactantes gestantes e puérperas

Gestante que recebeu primeira dose da vacina da Oxford/AstraZeneca deve esperar dar à luz e passar os 45 dias de puerpério para tomar reforço


(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A secretaria municipal de Saúde de Campos segue, nesta quarta-feira (30), com a vacinação contra a Covid-19 para lactantes (mulheres após os 45 dias de puerpério e com até seis meses de amamentação) com idade acima de 18 anos. O município também segue vacinando as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) sem comorbidades com 18 anos ou mais. A vacinação será por meio de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h nos postos distribuídos pelo município.

No ato da vacinação, as lactantes devem apresentar a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento do filho. A mesma documentação é exigida para as puérperas sem comorbidades.

As gestantes sem comorbidades devem apresentar um encaminhamento do médico obstetra com quem faz o acompanhamento de rotina solicitando a vacina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.

Comorbidades


As gestantes e puérperas com comorbidades, com idade acima de 18 anos, que já estão sendo imunizadas desde o mês de maio, também devem comparecer aos locais de vacinação para fazer a 1ª e 2ª dose. A aplicação da 1ª dose será mediante apresentação de um laudo do médico com quem faz o acompanhamento de rotina, a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão pré-natal.

Para receber 2ª dose da vacina, esse grupo deve apresentar a carteira de identidade, CPF, cartão pré-natal e o comprovante da 1ª dose.

Orientação


A nota técnica do Ministério da Saúde orienta que a gestante que tomou a 1ª dose da AstraZeneca deve dar à luz, esperar passar os 45 dias de puerpério para tomar a 2ª dose do mesmo imunizante. Já as puérperas devem observar o intervalo de 4 a 12 semanas e também tomar a segunda dose da vacina.

Postos de vacinação para gestantes e puérperas com e sem comorbidades

Automóvel Clube
Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM)
Drive Guarus Plaza Shopping

Postos de vacinação para lactantes

Drive-thru Uenf
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo em Goitacazes
Paróquia Nossa Fátima no bairro IPS
Paróquia Santa Helena no Jockey Club
Atacadão (BR -101/ Guarus)
Creche Esplanada
Fundação Municipal de Esportes
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Cruz
UBSF Aldeia
UBSF Lagoa de Cima

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Cães que estavam acorrentados após morte do dono são resgatados pelo CCZ

Órgão municipal acolheu dois cachorros e os disponibilizou para adoção; outros dois ainda não foram localizados


Um dos cães resgatados pelo CCZ (Reprodução)

O Centro de Controle de Zoonoses de Campos divulgou nesta terça-feira (29) que conseguiu resgatar dois cães que ficaram abandonados desde a morte de seu dono no dia 17 (clique aqui). Conhecido apenas pelo apelido de “Seu Zé”, o morador do Jóquei Clube cuidava de quatro animais antes de morrer. Ele teve um mal súbito. Os cachorros foram cuidados por vizinhos, já que o proprietário do imóvel que era alugado disse que não ficaria com eles.

De acordo com Carlos Morales, diretor do CCZ, o órgão tomou conhecimento do fato através das redes sociais. Imagens com os animais ao lado do corpo do dono causaram muita comoção desde a reportagem publicada pelo Jornal Terceira Via (clique aqui).

Corpo do dono que morreu na rua e ficou acompanhado dos quatro cães

“Tivemos o conhecimento que os animais estavam presos no local. Iniciamos o processo para resgatá-los, mas quando chegamos ao imóvel o portão estava fechado com cadeado. Conversamos com os vizinhos, que localizaram o proprietário da residência e, depois de quatro tentativas, conseguimos resgatar dois cães. Um terceiro cão conseguiu fugir, mas voltaremos para tentar resgatá-lo”.

Um quarto cachorro não foi encontrado durante a visita de agentes do CCZ. Segundo o diretor, o resgate dos animais só foi possível com permissão do dono do imóvel. “Não temos poder de polícia e não podemos adentrar em imóveis particulares sem autorização”, disse.

Os cães passaram por atendimento veterinário, serão vacinados e vermifugados e encaminhados para adoção. O CCZ fica na Avenida Presidente Vargas, nº 180, Pecuária, e funciona das 8h às 17h.

Agentes do CCZ durante o resgate (Reprodução)
Fonte Terceira Via

Secretaria de Fazenda elabora novo Refis e quer que entidades colaborem com sugestões

Após concluído, projeto de lei será enviado do Executivo à Câmara para começar a vigorar ainda este ano


Reunião na CDL aconteceu na noite de segunda-feira

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recebeu na reunião de diretoria, na noite de segunda-feira (29), o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e o Subsecretário de Fazenda, Carlos Alberto Santos Júnior. Carlos Alberto anunciou que a Secretaria de Fazenda juntamente com a Procuradoria do Município estão elaborando o projeto de um novo Refis que será enviado à Câmara de Vereadores depois do recesso de julho.

Segundo Carlos Alberto, o novo Refis – que é o refinanciamento dos tributos municipais em débito – alcançará todos os níveis como ISS, IPTU, entre muitos outros. Em um primeiro momento, os valores devidos, inclusive os que estão na dívida ativa, deverão ser parcelados em 12 e 24 vezes.

O Subsecretário acrescentou que a razão da visita foi pedir sugestões das entidades de classe para a elaboração do projeto. O presidente da CDL de Campos, José Francisco Rodrigues, disse que a entidade vai fazer um elenco de sugestões que será enviado para a Secretaria de Fazenda.
Fonte Terceira Via

Campos vacina homens com idades a partir de 47 anos nesta quarta-feira

Saúde também aplica reforço da vacina da Oxford/AstraZeneca para quem recebeu primeira dose até o dia 28 de abril


(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A vacinação contra a Covid-19 segue, em Campos, nesta quarta-feira (30), por faixa etária, com a imunização dos homens com 47 anos ou mais. Na quinta e na sexta haverá repescagem para mulheres e homens com idade de 47 anos ou mais.

A aplicação da vacina será por meio de distribuição de senha e acontecerá das 9h às 15h. Para tomar a 1ª dose, o interessado deve apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Também será realizada, nos mesmos postos, a aplicada a 2ª dose da vacina AstraZeneca para quem tomou a 1ª dose até o dia 28 de abril. Para receber a vacina é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

CRONOGRAMA


Quarta-feira (30) – Homens com 47 anos ou mais
Quinta-feira (01) – Repescagem Mulheres e Homens com 47 anos ou mais
Sexta-feira (02) – Repescagem Mulheres e Homens com 47 anos ou mais

POSTOS DE VACINAÇÃO


Drive-thru Uenf
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo em Goitacazes
Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro IPS
Paróquia Santa Helena no Jockey Club
Atacadão (BR -101/ Guarus)
Creche Esplanada
Fundação Municipal de Esportes
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Clube da Terceira Idade
ESF Lagamar (Farol)
ESF Morangaba
UBS Conselheiro Josino
UBSF Ponta da Lama
UBS Santa Maria
UPH de Travessão
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Cruz
UBSF Aldeia
UBSF Lagoa de Cima.
Fonte Ascom