quarta-feira, 24 de junho de 2026

Aula inaugural de nova turma da Guarda Mirim acontecerá no dia 3 de julho

A nova turma da guarda será composta por 43 adolescentes de 14 a 18 anos. O curso preparatório terá início no dia 7 de julho


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), vai promover, no dia 3 de julho, às 14h, a aula inaugural de mais uma turma da Guarda Mirim, formada por 43 adolescentes de 14 a 18 anos. O evento marcará o início do curso preparatório dos jovens, que terá início no dia 7 de julho.

O programa Guarda Mirim é uma parceria entre a SMTDH e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. Seus objetivos são promover a formação humana e fortalecer vínculos familiares e sociais.

O curso vai durar seis meses. Durante esse período, os alunos participarão de aulas de disciplinas como Ordem Unida, Direitos Humanos Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Criminalidade e Drogas, Trânsito, Educação Física, Criminalidade e Drogas, Defesa Civil nas Escolas e Primeiros Socorros. Também haverá aulas práticas e palestras com psicólogos no início e no final do curso.
AsCom

Projeto Defesa Civil nas Escolas tem início neste sábado em SFI

Primeira ação acontecerá no C.E.M. Jalily Pinheiro Acruche e vai abordar primeiros socorros, prevenção de incêndios e evacuação em caso de emergências


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Defesa Civil Municipal, dará início neste sábado (27/06), às 9h, ao projeto “Defesa Civil nas Escolas”. A primeira edição será realizada no Centro Educacional Municipal Jalily Pinheiro Acruche, localizado na Rua Thaise Rosa Viana, s/n, reunindo alunos da creche, familiares e profissionais da unidade escolar.

A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre prevenção de acidentes e segurança no ambiente escolar. Durante a programação, serão abordados temas como a Lei Lucas, noções de primeiros socorros, conceitos básicos de Defesa Civil, princípios de combate a incêndios, utilização de extintores portáteis e a realização de um simulado de evacuação em casos de situações de emergência.

O projeto será desenvolvido de forma contínua, contemplando uma unidade escolar por semana, ampliando o alcance das ações educativas e fortalecendo a cultura da prevenção em todo o município.

Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, tenente bombeiro militar José Ricardo, a proposta é preparar a comunidade escolar para agir de forma segura e eficiente diante de situações de risco.

— Levar informações sobre segurança e prevenção para dentro das escolas é uma forma de preparar crianças, familiares e profissionais para agir corretamente em situações de emergência. O conhecimento salva vidas e, por isso, queremos que esse projeto alcance todas as unidades escolares do município, fortalecendo a cultura da prevenção e da autoproteção — destacou José Ricardo.
AsCom

Conselheiros tutelares de São Francisco participam de formação sobre o SIPIA

Capacitação promovida pelo CMPDCA buscou aprimorar registros, atendimentos e encaminhamentos realizados pelo Conselho Tutelar


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), promoveu uma formação voltada aos conselheiros tutelares do município sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A capacitação aconteceu na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, reunindo profissionais que atuam diretamente na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O SIPIA é um sistema nacional que subsidia o trabalho dos Conselhos Tutelares, permitindo o registro padronizado das ocorrências e contribuindo para a produção de dados que auxiliam na formulação de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

A formação foi conduzida pelo psicólogo Sérgio Henrique Teixeira, mestre em Psicologia Clínica e especialista consultor na área da infância e adolescência. O objetivo é capacitar os participantes para a utilização adequada do SIPIA, ferramenta que permite o registro, acompanhamento e monitoramento das ocorrências atendidas pelos Conselhos Tutelares em todo o município.

Participaram da capacitação, os conselheiros tutelares titulares, dois suplentes, a equipe técnica do Conselho Tutelar e a equipe técnica do CMPDCA. A iniciativa visa a fortalecer o trabalho desenvolvido no município, proporcionando maior eficiência nos atendimentos e encaminhamentos realizados pelos profissionais da rede de proteção.

De acordo com a assessora técnica do CMPDCA, Hellen Julie Mayerhoffer Sarlo, a qualificação contínua é fundamental para garantir um atendimento cada vez mais eficaz à população. “O SIPIA é uma ferramenta essencial para o trabalho dos conselheiros tutelares, pois organiza as informações, fortalece os registros e contribui para a construção de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. Essa formação representa mais um passo no fortalecimento da rede de garantia de direitos em nosso município”, destacou.

— Capacitar os conselheiros tutelares é investir na qualidade do atendimento prestado às famílias e na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes — destaca a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues. “Quanto mais preparados estiverem os profissionais, mais eficiente será a atuação da rede de proteção, garantindo respostas rápidas e adequadas às demandas apresentadas”.


A secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues, ressaltou a importância do investimento na capacitação dos profissionais que atuam na proteção da infância e adolescência. “Capacitar os conselheiros tutelares é investir na qualidade do atendimento prestado às famílias e na defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Quanto mais preparados estiverem os profissionais, mais eficiente será a atuação da rede de proteção, garantindo respostas rápidas e adequadas às demandas apresentadas”, afirmou.
AsCom

Mais duas localidades são inseridas na programação do Odontomóvel

Boa Vista Italiana e Aldeia passam a integrar a rota da unidade móvel na semana que vem


A partir da próxima terça-feira (30/06), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Saúde Bucal, vai inserir duas novas localidades na rota do Odontomóvel. A unidade móvel vai iniciar os tratamentos odontológicos em Boa Vista Italiana e Aldeia, respectivamente na terça-feira (30/06) e na sexta-feira (03/07).

Os atendimentos começam segunda-feira (29/06) na Praia dos Sonhos. Na terça-feira, o veículo estará em Boa Vista Italiana (nova rota). na quarta-feira (01/06), visitará Morro do Bode. na quinta-feira (02/07), será a vez de Alegria dos Anjos. Finalizando a semana, na sexta-feira (03/07), a unidade móvel estará na Aldeia. Os atendimentos são realizados das 8h às 16h.

Segundo a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Raquel Alves, a unidade permanece o tempo suficiente para que a maioria dos serviços odontológicos realizados na população sejam finalizados. “A permanência da unidade nas localidades permite um acompanhamento mais eficiente dos pacientes, reduzindo interrupções e fortalecendo as ações de promoção e prevenção em saúde bucal”.

O Odontomóvel se consolidou como uma importante ferramenta de democratização do acesso à saúde bucal, levando atendimento gratuito diretamente às comunidades. Entre os serviços oferecidos, estão consultas clínicas, limpezas, extrações, restaurações, fluoretação, raspagem, orientações sobre higiene bucal e distribuição de escovas de dentes para adultos e crianças.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Sorridente.

Confira o novo cronograma semanal do Odontomóvel:
Segunda-feira: (29/06) Praia dos Sonhos
Terça-feira (30/06): Boa Vista Italiana (nova rota)
Quarta-feira (01/06): Morro do Bode
Quinta-feira (02/07): Alegria dos Anjos
Sexta-feira (03/07): Aldeia (nova rota)
AsCom

O nadador Lucca de Thuin participa do seu primeiro Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, em Brasília


   Atletas de vários clubes brasileiros vão participar do Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, que vai acontecer de 30 de junho a 4 de julho na piscina do Complexo Aquático do Departamento de Educação Física, Esporte e Recreação, em Brasília. 


O nadador de Campos Lucca de Thuin, 13 anos que integra a equipe do Clube de Regatas do Flamengo, vai se juntar a delegação Rubro Negra, neste domingo. Lucca treina no Polo Avançado do Flamengo, que funciona nas piscinas do Clube do Saldanha da Gama e do Instituto Federal Fluminense ( IFF-Centro) , sob a coordenação do professor Jacy Sales. 

Lucca de Thuin, vai competir nas provas de 50, 100 e 200m costas. As semifinais acontecerão pela manhã e as finais a tarde. Lucca que segue as braçadas da irmã Nicole de Thuin, conquistou no mês de março medalha de ouro nos 100m costas, prata nos 50m borboleta e bronze nos 50m costas, no Circuito Celebridades do Rio de Janeiro, que reuniu cerca se 500 atletas, no Parque Aquático do Vasco da Gama. 
Lucca de Thuin, está muito confiante na sua estreia no Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Inverno, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos ( CBDA). " Venho treinando muito e me dedicando para essa competição, onde acredito conquistar bons resultados. Sem contar o aprendizado que vou adquirir em uma competição desse porte" , explicou o adolescente.
Fonte:Jô Siqueira

NOTA DE FALECIMENTO: OSCALINO HENRIQUE PEREIRA


 Foi motorista da empresa Gargaú por muitos anos, nasceu em Santa Luzia, zona rural de São Francisco de Itabapoana, de família tradicional.

Atualmente tinha comércio em frente ao cemitério da cidade.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Paes se impressiona com Porto do Açu em sua primeira visita ao empreendimento

Hevertton Luna e Dora Paula Paes 
Rodrigo Silveira
O Porto do Açu, em São João da Barra, impressionou o pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que visitou o empreendimento pela primeira vez na tarde desta terça-feira (23). Após conhecer a estrutura e ouvir demandas de representantes locais, Paes afirmou que sua visão sobre o complexo mudou completamente.
Segundo ele, antes da visita, enxergava o Porto do Açu como uma "joia da coroa" do estado. Ao deixar o local, porém, resumiu sua impressão de forma enfática: "É a coroa inteira".

Na agenda, o pré-candidato, que está na região desde segunda-feira (22), esteve acompanhado da deputada estadual Carla Machado, da prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi e do pré-candidato ao Senado, Pedro Paulo.

— É um negócio incrível o que está acontecendo aqui. Agora, o grande desafio é que o Estado precisa cumprir a sua parte — afirmou Paes, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura, como estradas de acesso.

O pré-candidato ressaltou que uma das principais demandas apresentadas durante a visita foi a melhoria dos acessos ao complexo portuário, considerada fundamental para ampliar a competitividade do empreendimento e impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico do Norte Fluminense.
Vídeo:
Fmanhã

Projeto “Saberes e Sabores” vai ser realizado na comunidade quilombola de Deserto Feliz

Evento acontece nesta quinta-feira (25/06) na Escola Municipal Manoel Azeredo


Nesta quinta-feira (25/06), às 19h, a Escola Municipal Manoel Azeredo, situada na comunidade Quilombola de Deserto Feliz, vai sediar a culminância do projeto “Saberes e Sabores: A Escola Quilombola de Deserto Feliz”, unindo culinária e arte.

A iniciativa constitui a culminância do trabalho desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que apresentarão pratos típicos da localidade, promovendo a valorização da cultura quilombola, da educação do campo e da identidade dos estudantes com o território onde vivem.

Segundo o coordenador da EJA, Rafael Viana, a Educação do Campo desenvolvida em comunidades quilombolas desempenha um papel fundamental na valorização da identidade, da cultura e da história de um povo que construiu importantes capítulos da formação social brasileira.

Nesse contexto, destaca Rafael, a EJA assume um papel estratégico ao oferecer oportunidades de escolarização para aqueles que, por diferentes razões, não tiveram acesso ou continuidade aos estudos na idade regular. “A EJA, articulada aos princípios da Educação do Campo, possibilita que jovens, adultos e idosos tenham suas trajetórias de vida reconhecidas e valorizadas, transformando suas experiências em importantes instrumentos de aprendizagem”, destacou o coordenador.
AsCom

Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública realiza reunião em escola de Estreito

Encontro reuniu representantes da comunidade, forças de segurança e gestores públicos para discutir demandas do município


A Escola Municipal Miguel Nunes Barbosa, na localidade de Estreito, recebeu, nesta terça-feira (23/06), uma Reunião do Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública. O encontro reuniu representantes das forças de segurança, autoridades municipais, profissionais da educação e moradores da região para debater temas relacionados à segurança pública e ao fortalecimento da participação comunitária.

Durante a reunião, foram apresentadas demandas da população e discutidas estratégias voltadas para a prevenção da violência, o fortalecimento das ações de segurança e a ampliação da integração entre os órgãos públicos e a comunidade.

Representantes das forças de segurança, como o delegado titular da 135ª Delegacia Legal, Rodolfo Maravilha, também tiveram a oportunidade de apresentar ações desenvolvidas no município, além de ouvir as principais reivindicações dos moradores e esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados.


A coordenadora dos Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Karla Barreto, reforçou a importância do evento. “Foi um dia muito importante para a Escola Municipal Miguel Nunes. Esses encontros estão no cronograma das escolas da rede, numa ação de fortalecimento da integração entre comunidade, órgãos de segurança pública e rede municipal de ensino. O delegado Rodolfo Maravilha falou sobre crimes, infrações e suas consequências, alertando a todos sobre permanecer a realizar ações para o bem”, destacou a coordenadora.
AsCom

Prefeitura divulga programação de shows da Festa de São Pedro, em Gargaú

Desde sexta-feira (19), Gargaú conta com atividades religiosas, dentro do novenário em homenagem a São Pedro. As missas prosseguem no período noturno até sábado.


O próximo final de semana será de muita música em Gargaú. A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, em parceria com o Sesc, divulgou a programação de shows da Festa de São Pedro, padroeiro da localidade.

A partir de diversos estilos musicais, sobretudo pagode, o cantor Naldinho Moura abre o cronograma de shows na sexta-feira (26), a partir de 22h30, enquanto no sábado (27), às 23h, acontece a apresentação da cantora Victoria Gabi. Com foco no sertanejo universitário, a artista acumula mais de dois milhões de “plays” na música “O Assunto Chegou”, além de ter ultrapassado 10 milhões de visualizações no canal do YouTube.

No domingo (28), dia dedicado ao santo, o show será religioso, às 22h, com Uister Mikael. Antes, porém, às 19h, será celebrada a missa solene, seguida de procissão pelas ruas da localidade.

— Desde o último final de semana, a prefeitura está mobilizada para oferecer apoio aos eventos promovidos pela comunidade católica. Esta é uma festa tradicional, que integra o calendário de eventos do município, e, com base nas condições orçamentárias, recebe o apoio, conforme determinação da prefeita Yara Cinthia — destacou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, que também reforçou a importância da parceria com o Sesc.

Desde sexta-feira (19), Gargaú conta com atividades religiosas, dentro do novenário em homenagem a São Pedro. As missas prosseguem no período noturno até sábado.
AsCom

Terminam na próxima quinta-feira (25/06) as inscrições para a oficina “Como Definir Preço de Venda”

A capacitação é realizada pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e o Infinity Coworking. As inscrições podem ser feitas através do Whatsapp (22) 99912-4727


Estão abertas, até a próxima quinta-feira (25/06), as inscrições para a oficina “Como Definir Preço de Venda”, voltada para empreendedores e pessoas que desejam iniciar o próprio negócio. A capacitação — que será promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) —vai acontecer na próxima sexta-feira (26/06), das 14h às 18h, no Infinity Coworking (Rua Argeu Oliveira, 14 – Centro).

A oficina será desenvolvida em parceria com o Sebrae e o Infinity Coworking, com o objetivo de orientar os participantes sobre a formação correta do preço de venda, contribuindo para o aumento da lucratividade, a sustentabilidade dos negócios e a tomada de decisões mais estratégicas.

Os participantes terão a oportunidade de compreender aspectos fundamentais da precificação, como custos, despesas, margem de lucro e valorização do próprio trabalho. De acordo com a coordenadora do Espaço do Trabalhador, Rebeca Guimarães, a capacitação é indicada tanto para quem já possui um empreendimento quanto para aqueles que estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios.

— Muitas vezes o empreendedor trabalha muito, vende bastante, mas não consegue entender para onde o dinheiro está indo. E isso acontece porque definir o preço corretamente vai muito além de somar os custos. É preciso conhecer sua margem de lucro, despesas e o valor do seu trabalho. Essa oficina é uma excelente oportunidade para aprender tudo isso de forma prática, com orientação de especialistas; e, o melhor, gratuitamente — destacou Rebeca.

A coordenadora reforça que a qualificação é uma importante ferramenta para o fortalecimento do empreendedorismo local, oferecendo conhecimento e suporte para que os empresários possam gerir seus negócios com mais segurança e eficiência.
AsCom

Prazo de inscrições para concurso cultural é prorrogado até 23 de julho

Artistas terão mais 30 dias para apresentar propostas de esculturas e pinturas muralistas que valorizem a história e a cultura de São Francisco de Itabapoana


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prorrogou por 30 dias o prazo de inscrições para o Concurso Cultural que vai selecionar projetos de esculturas e pinturas muralistas voltados à preservação da história, da cultura e das tradições do município. Com a alteração do cronograma, as inscrições, que foram reabertas nesta terça-feira (23/06), poderão ser realizadas até o dia 23 de julho.

O objetivo é ampliar a participação dos artistas, garantindo maior competitividade entre os projetos inscritos e fortalecendo a democratização do acesso às políticas culturais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira e pode ser conferido aqui.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos que atendam aos critérios estabelecidos no edital, publicado no Diário Oficial do Município de 15 de maio de 2026. Cada candidato poderá inscrever até três propostas inéditas.

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral da Prefeitura, localizado na Praça dos Três Poderes, s/nº, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Para participar, é necessário apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, além de cópias dos documentos de identidade e CPF.

As obras selecionadas serão expostas no futuro Parque Municipal de Praça João Pessoa, atualmente em construção às margens da RJ-224, na área do antigo Campo de Mudas. A iniciativa busca valorizar patrimônios culturais materiais e imateriais, além de referências naturais, arquitetônicas e religiosas que possuem relevância histórica para São Francisco de Itabapoana.
AsCom

Equipe da SMECT e do CME participam de formação para construção do novo Plano Municipal de Educação

Capacitação reuniu representantes de municípios da região e abordou metodologia para elaboração dos planos decenais de educação


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), participou, nesta terça-feira (23/06), de um evento de cooperação técnica promovido pelo Ministério da Educação (MEC), no município de Campos dos Goytacazes. A formação teve como objetivo capacitar os participantes na metodologia desenvolvida pelo MEC para a elaboração dos planos decenais de educação.

Representando o município, integrantes da equipe técnica da SMECT e do Conselho Municipal de Educação (CME) participaram das oficinas, que proporcionaram momentos de troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos sobre a construção dos documentos que irão nortear as políticas educacionais dos municípios brasileiros pelos próximos dez anos.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino da SMECT, Renata Ramos, a participação na formação representa mais um passo no processo de elaboração do novo Plano Municipal de Educação (PME).

— Seguimos avançando com as oficinas de formação da equipe técnica da SMECT e do Conselho Municipal de Educação. Esses encontros de trabalho são fundamentais para colocarmos em prática a elaboração e a construção do novo Plano Municipal de Educação. Juntos, planejamos o futuro da educação do nosso município — destacou.

O Plano Municipal de Educação é um instrumento legal que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. O documento tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino, contribuir para a erradicação do analfabetismo, valorizar os profissionais da educação e fortalecer a gestão democrática, garantindo o direito à educação de qualidade para toda a população.
AsCom

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Abertas inscrições para curso gratuito de Pintor de Edificações

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano


Começaram, nesta segunda-feira (22/06), as inscrições para o Curso de Pintor de Edificações, realizado pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). São disponibilizadas 30 vagas gratuitas para moradores do município que estejam interessados em se qualificar para o mercado de trabalho.

Podem participar os candidatos que tenham até o 5º ano de escolaridade. Para se inscrever, basta comparecer à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), levando documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência.

— O curso representa uma oportunidade para que os participantes adquiram conhecimentos técnicos e aumentem suas chances de inserção e permanência no mercado de trabalho, especialmente em um setor que apresenta constante demanda por mão de obra qualificada — ressaltou a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudineia Rodrigues.

A parceria entre a Prefeitura e a Firjan/Senai reforça o compromisso da administração municipal com a qualificação profissional da população, oferecendo ferramentas que contribuem para o crescimento pessoal e a conquista de novas oportunidades de emprego.
AsCom

Continuam abertas as inscrições para o 2º Tour São Francisco

A competição de ciclismo será realizada em agosto, devendo reunir 300 atletas de 12 estados do país.


Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para o 2º Tour São Francisco, que vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de agosto. Os interessados em se inscrever devem acessar este link. Considerada uma das maiores provas do país, a competição deve reunir 300 atletas — o dobro do ano passado —, com representantes de 12 estados, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

Integrante da equipe Team Master, organizadora do evento, Wesley Carrielo explicou que a prova é muito importante porque tem pontuação de Ranking 2B CBC, ou seja, o vencedor acumula 60 pontos para a liderança do ranking nacional. A competição contará com três provas: Contrarrelógio, Resistência e Circuito. Em breve, serão divulgadas as informações acerca das inscrições.

— Sem dúvida alguma, esse já é um evento que faz parte do calendário esportivo da região. Mais uma vez iremos transformar o município em um grande circuito do ciclismo — disse Wesley.

A competição conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio das Secretarias Municipais de Esporte, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
AsCom