terça-feira, 29 de novembro de 2011

São Francisco poderá ser incluído no Projeto Geoparques do estado

        O município de São Francisco de Itabapoana recebeu nesta quarta-feira (23/11), representantes de vários órgãos estaduais e entidades para uma reunião sobre o Projeto Geoparques que está sendo implantado no estado do Rio. São Francisco deverá ser incluído no projeto por apresentar características de Costões Rochosos (Falésias) e Lagunas Costeiras em grande parte de sua orla marítima. A reunião aconteceu durante toda a manhã, no auditório da Prefeitura. Participaram do encontro, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre; o subsecretário de Administração, José Renato Cunha, além de representantes de universidades e órgãos governamentais.
        O projeto Geoparques está levantando dados de 16 cidades do litoral do estado, começando em Maricá e terminando em São Francisco. O objetivo é colaborar com a preservação dos patrimônios geológicos e incentivar o desenvolvimento sustentável da região. Através dos estudos da equipe do Projeto, várias áreas podem ser trabalhadas como fatores de desenvolvimento sustentável tais como: educação, cultura, turismo e ecologia, entre outros.
        A intenção da comissão montada para a implantação do projeto é incluir o município na Rede Global de Geoparques, junto à UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultura das Nações Unidas). Nesta rede existem apenas 77 geoparques em 25 países, sendo apenas um no Brasil, em Araripe, Ceará. Estão envolvidas no projeto várias organizações governamentais e universidades nacionais e internacionais. Entre as organizações encontram-se a UNESCO, SEDEIS (Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Energia Indústria e Serviços) e DRM-RJ (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro). As universidades envolvidas são a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense), ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suiça). O projeto conta ainda com a colaboração de Randal Keynes, um dos bisnetos do naturalista inglês Charles Darwin, que fez estudos na região no ano de 1832.
        Segundo Lúcia Nascimento, representante da SEDEIS, o projeto é muito importante para o desenvolvimento sustentável. “Através desse projeto poderemos fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios. A partir daí eles podem caminhar para uma minimização de seus problemas ambientais”, explicou Lúcia.
        De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a parceria é importante para o desenvolvimento de diversos projetos futuros. “Através do trabalho em conjunto com as universidades e organizações envolvidas no projeto, poderemos realizar diversas ações. Os estudos feitos por esses órgãos são de fundamental importância”, comentou o secretário.
FOTOS DE RONALDO BRUM.

Nenhum comentário: