sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Botafogo fica perto de acerto com Oswaldo de Oliveira

Rio - Oswaldo de Oliveira será o técnico do Botafogo na temporada 2012. O acordo com o treinador foi praticamente fechado nesta quinta-feira, mas a assinatura do contrato ainda deve demorar um pouco porque ele tem vínculo com o Kashima Antlers, do Japão, até 31 de dezembro.

Os detalhes finais para que o compromisso seja firmado devem ser concluídos na semana que vem, em reunião com o representante do técnico e os dirigentes alvinegros. O entrave a resolver seria o tempo de contrato - Oswaldo quer três anos com multa rescisória, com o que o clube inicialmente não concorda.

O nome preferido da diretoria era o de Paulo Autuori, campeão brasileiro com o Botafogo em 1995, e que gostou das bases salariais propostas. No entanto, Autuori não conseguiu sua liberação no Catar, onde está comandando a seleção olímpica e tem contrato até maio. Por isso, os dirigentes intensificaram as negociações com Oswaldo. No Rio, o treinador já trabalhou no Vasco, Fluminense e Flamengo.

Oswaldo tem conquistas importantes no futebol brasileiro. No Corinthians, foi campeão paulista e brasileiro em 1999 e ganhou o Mundial de Clubes da Fifa, no começo de 2000. No mesmo ano, comandou o Vasco em campanhas vitoriosas na Copa João Havelange e na Mercosul, mas deixou o clube antes do fim das duas competições por divergências com o então presidente do clube, Eurico Miranda.

No Fluminense, foram duas passagens. Em 2001, chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro. Em 2006, alcançou outra semifinal, a da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Vasco. Em 2002, Oswaldo conquistou o título de campeão paulista com o São Paulo. Também dirigiu Vitória, Santos, Cruzeiro e Al-Ahli, da Arábia Saudita.

No Japão desde 2007, Oswaldo ganhou a J-League três vezes seguidas com o Kashima. É o único treinador tricampeão no futebol japonês, no qual também conquistou a Copa do Imperador e a Supercopa.

Nenhum comentário: