quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cerca de 160 DAPs são entregues em São Francisco

Fotos Flori Fernandes
  Cerca de 160 pescadores de São Francisco de Itabapoana receberam, nesta quarta-feira (28/12), suas DAPs (Declaração de Aptidão) ao PRONAF. As entregas foram feitas por um grupo que percorreu os núcleos da Colônia de Pescadores Z1, nas comunidades de Barra do Itabapoana, Guaxindiba e Gargaú. A comitiva reuniu o Presidente da Colônia de Pescadores Z-1, José Geraldo Soares, e diversas outras autoridades como secretários municipais, o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luciano Vidal, o Presidente da FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Marco Botelho, representando o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, e Paulo Guerra, representante do Ministro de Pesca Luiz Sérgio na região Norte e Noroeste Fluminense.
Segundo o prefeito Beto Azevedo essa é uma conquista jamais vista em todo o Estado pela categoria. “Somos o primeiro município do estado a fazer a entrega. A nossa determinação junto ao setor de pesca é sempre no sentido de oferecer todas as condições pra que os pescadores e seus familiares possam ter mais dignidade e renda”. Na oportunidade, o Presidente da FIPERJ, Marco Botelho, anunciou que a Fundação adquiriu uma Van escritório que vai percorrer os municípios para estar à disposição do pescador. Em seu discurso, Botelho ainda destacou a importância da DAP. “Com este documento os pescadores terão acesso a diversos benefícios, entre eles o crédito subsidiado a juros de 2% ao ano e poderão emitir nota fiscal de produtor. Desta forma, os pescadores poderão ser reconhecidos, pois produzem para o município”, afirmou.
       O Superintendente Vidal deu alguns conselhos. “É interesse do Ministro Luiz Sérgio interagir com a categoria. Estamos trabalhando para que o pescador não precise ir até o Rio de Janeiro para ter seu documento. Agora, com ele em mãos, saibam utilizar bem os benefícios e valorizem o documento, pois muitos não têm”, aconselhou Vidal.
       Na intenção de ampliar o número de beneficiados com a DAP, está previsto a vinda da equipe técnica da FIPERJ ao município na segunda quinzena de janeiro. O pescador que ainda não possui poderá solicitar a sua. É só se dirigir ao núcleo de atendimento mais próximo da Colônia com sua documentação pessoal e a de seu cônjuge.
       De acordo com o diretor de Pesca, José Armando Barreto, a presença das autoridades demonstra a importância do encontro. “O município, o Estado e a União estão juntos para atender aos interesses dos pescadores. Continuaremos sempre unidos para servir a categoria. Que bom que vocês acreditaram e hoje podem contemplar a vitória. Aguardem que isso é só o começo. Brevemente também serão disponibilizados alguns cursos de capacitação para que o pescador saiba como lidar melhor com o pescado”, concluiu Armando.

Nenhum comentário: