quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Chuvas fortes deixam norte e noroeste fluminense em estado de alerta

 (reprodução)

Chuvas fortes atingiram na madrugada de hoje (29) municípios da região serrana e do norte fluminense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o município mais afetado foi Cordeiro, na região serrana, próximo à divisa com Minas Gerais.
De acordo com o meteorologista Lucio de Souza, em 24 horas, choveu um volume de 115 milímetros no município, sendo que em apenas uma hora choveu 38 milímetros (ml) na cidade. Apesar disso, a Defesa Civil do município não registrou nenhum problema.
Segundo a Defesa Civil municipal do Rio, chuvas de 25 a 50 ml por hora são consideradas fortes e podem ocasionar alagamentos e deslizamentos isolados.
“Outros municípios como Santa Maria Madalena e Itaperuna [no norte fluminense] também estão com taxas de chuvas acumuladas [em 24 horas] muito altas”, disse o meteorologista.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, há ainda o risco de chuvas fortes ao longo do dia de hoje em todo o estado do Rio, em especial no norte do estado e na região serrana, já que há um acúmulo de nuvens sobre a região.
Segundo o superintendente operacional da Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro, Luiz Guilherme, a população, principalmente aquela que vive em área de risco, deve ficar atenta para os alertas da Defesa Civil.
“Essa preocupação, nesse período de verão, tem que ser constante. As pessoas têm que estar atentas a qualquer mudança climática, a qualquer alarme que possa ser dado. Em caso de dúvida, o que nós orientamos é que as pessoas, dentro de cada município, procurem os órgãos municipais de Defesa Civil para qualquer esclarecimento”, disse.

Nenhum comentário: