domingo, 18 de dezembro de 2011

Enterro de Joãosinho Trinta será nesta segunda-feira

(Foto: Arquivo)

O carnavalesco Joãosinho Trinta será enterrado nesta segunda-feira, dia 19, na capital do Maranhão. O corpo do artista está sendo velado desde o início da tarde deste sábado no Museu Histórico e Artístico da cidade. O carnavalesco, que tinha 78 anos, morreu às 9h55 da manhã de sábado por choque séptico, pneumonia e infecção urinária, segundo informou o Hospital UDI onde ele estava internado, em São Luís. O veterano estava em estado grave e só conseguia respirar com a ajuda de aparelhos. Ele estava internado desde 3 de dezembro devido a pneumonia.
Ele  nasceu no dia 23 de novembro de 1933, em São Luís, no Maranhão. Seu nome e seu trabalho estarão sempre marcados na história do Carnaval, pela criatividade na confecção de enredos que marcaram a história da maior festa popular do País.
O carnavalesco veio de família pobre e quando criança mostrava dom de criação ao fabricar seus próprios brinquedos. Aos 18 anos, Joãosinho deixou o trabalho de escriturário em São Luís e se mudou para o Rio de Janeiro, para estudar dança clássica no Theatro Municipal. Fez parte do Corpo de Baile da instituição, pela qual encenou duas óperas, “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “Aida”, de Giuseppe Verdi.
Mais de 10 anos depois da chegada a capital fluminense, ele encontrou o que seria sua maior paixão, o Carnaval. Em 1961, Joãosinho Trinta ingressou no Salgueiro, como carnavalesco assistente. Em 1965, 1969 e 1971, ajudou a escola levantar o troféu de campeã. Após saída da dupla Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues em 1973, Joãosinho é convidado a assumir como carnavalesco do Salgueiro.
 

Nenhum comentário: