quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lula sente efeitos colaterais de tratamento


Ex-presidente, que luta contra câncer na laringe, reclama de incômodo na garganta

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reclamando, desde segunda-feira, de irritação na garganta. O incômodo, sentido de forma mais intensa durante as refeições, é efeito colateral do tratamento para combater um câncer na laringe e o deixa um pouco indisposto.
Lula passou nesta terça-feira pela décima das 33 sessões de radioterapia previstas. De acordo com o Instituto Lula, o ex-presidente não sentiu perda na voz e não terá de receber medicamento adicional, pois a reação já era prevista pelos médicos. Mucosite, vermelhidão e escamação também são normais nesta fase do tratamento. Estes sintomas, porém, não foram sentidos.
Foto: AFP
Lula almoçou nesta terça-feira com o presidente uruguaio José Mujica, que foi a São Paulo só para visitar o amigo | Foto: AFP
O ex-presidente comparece diariamente — de segunda a sexta-feira — ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para fazer a radioterapia e ser hidratado com soro na veia. Uma vez por semana também é submetido à sessão de quimioterapia.
Visita internacional
Lula se encontrou nesta terça-feira com o presidente do Uruguai, José Mujica, que está de férias e viajou a São Paulo exclusivamente para visitar o amigo. Os dois almoçaram num hotel da zona sul da cidade e conversaram das 13h às 17h15. A primeira-dama e senadora Lucía Topolansky acompanhou Mujica.
Segundo o líder uruguaio, Lula está bem. “Ele tem a perspicácia e a alegria de viver de sempre”, declarou. Mujica relatou ter conversado sobre a integração da América Latina: “Ele está empenhado em formar um grupo de gente intelectual, pensadores, tratando de corporizar uma doutrina em direção à integração.”

Nenhum comentário: