quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Violência faz Polícia Militar reforçar segurança nas praias da região

Ururau / Divulgação
Guarda Municipal de SJB intensifica segurança nos eventos
Guarda Municipal de SJB intensifica segurança nos eventos

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos, Lúcio Flávio Baracho, disse na manhã desta quarta-feira (18/01), que cerca de 80 a 100 policiais militares e mais oito viaturas reservas, estão reforçando a segurança nas praias dos municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Além do reforço na segurança, estão sendo realizadas operações nas rodovias federais e estaduais que dão acesso aos pontos de veraneio, para inibir e apreender drogas, armas e carros roubados.

Em relação ao remanejamento do contingente policial, ele ressaltou que aproximadamente 60 policiais efetivos dentro do batalhão e os que voltaram de férias estão sendo direcionados para os locais conforme a necessidade. Segundo Luiz Flávio, deve haver um equilíbrio das forças policiais.

“O foco não pode ficar voltado somente para São João da Barra devido aos últimos acontecimentos, porque as outras localidades também registram ocorrências de assaltos e violência. A Guarda Municipal é de extrema importância e fundamental para o sistema de segurança no município. A polícia militar não pode abrir mão de nenhum apoio, ela deve interagir”, finalizou o comandante.

PARCERIA AUMENTA SEGURANÇA EM SÃO JOÃO DA BARRADepois das últimas ocorrências de violência no verão de São João da Barra e em virtude da extensa programação de shows nos finais de semana, a Guarda Municipal informou que intensificará o sistema de segurança em todos os eventos.

De acordo com o comandante da instituição, Leandro Ferreira, ações de educação no trânsito também serão realizadas a fim de facilitar e melhorar o tráfego de veículos.
Para o Verão, a Guarda Civil Municipal, em parceria com as forças de segurança estaduais Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, elaborou um plano para garantir a segurança da população local e dos visitantes. O comandante da Guarda avaliou os casos ocorridos no final de semana como fatos isolados e ressaltou que a Guarda é uma força auxiliar.

"Em qualquer lugar que se realize um show de grande porte há possibilidade de ocorrências fora da rotina. O fato no último sábado, durante o show do cantor Tomate foi um caso isolado que felizmente não teve maiores consequências. Estamos atuando com pessoal de apoio, temos monitoramento por meio de câmeras de vigilância e torres de segurança com homens portando rádios, dentre outros mecanismos", disse Leandro Ferreira.

Leandro ressaltou ainda, que a presença da Polícia Militar em todos os eventos também pode ser observada, além do trabalho de revista, na curva de Grussaí, que está sendo realizada dentro dos ônibus, em caminhões e até mesmo em carros de passeio. 

Já o secretário de Turismo, Alexandre Rosa, alertou ainda, que as pessoas devem evitar o uso de objetos que chamem a atenção.

“Infelizmente, mesmo com o aumento efetivo, não temos como controlar totalmente um público de mais de 60 mil pessoas como foi o caso do show de Seu Jorge, no último domingo. Jóias, relógios, bolsas e celulares, são objetos que chamam a atenção e o mais recomendado é que as pessoas evitem usá-los”, frisou Alexandre.

Nenhum comentário: