quarta-feira, 27 de junho de 2012

Organizações internacionais de olho no trabalho do artista campista Ricardo Salgado


 Vanessa Nascimento
O artista campista Ricardo Salgado se destacou e colheu bons frutos na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento que envolveu representantes de todo o mundo na cidade do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho, garantiu convites para exposições e até para a criação da réplica de um satélite que será lançado na China, em novembro. Com a Exposição “Arte em Sucata Eletrônica”, no estande do Ministério da Ciência e Tecnologia, a arte de Ricardo envolveu réplicas de aeronaves com movimentos e uma plataforma flutuante.
O artista expôs 14 peças de sua criação no evento que chamou a atenção de alunos de universidades e escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro e visitantes. “Ao todo, eu recebia, por dia, a visita de alunos de 18 escolas, quando eu ia explicando que o material era de resíduo eletrônico, todos ficavam surpresos. Para mim é muito gratificante”, destacou.
Convites – Ricardo foi convidado para participar de uma oficina na Semana da Ciência, em julho, e apresentar toda a sua criatividade, na Sede do Centro de Tecnologia da Inovação Renato Archer, em Campinas. Além disso, ele recebeu um pedido do presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, para reproduzir o Satélite Seders, que está em fase final e será lançado em novembro, na China. O artista também levará a sua arte para uma exposição no Sesc de Niterói, em data ainda a ser definida.
— Foi muito positiva a minha participação na Rio +20. Tive meu trabalho reconhecido pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp e pela Ministra de Planejamento, Miriam Belchior. Em visita ao meu stand, tive a oportunidade de entregar um DVD à ministra, sobre um projeto de sustentabilidade no Farol de São Tomé — contou o artista que pretende abraçar todas as oportunidades lhe que foram apresentadas. Pelo visto, convites continuarão a surgir.

Organizações internacionais de olho no trabalho do artista
A Exposição Luxo do Lixo, organizada pela Prefeitura de Campos na Praça São Salvador, foi o ponto de partida para o sucesso do trabalho de Ricardo Salgado. A exposição em sua terra natal fez com que o artista se aprofundasse em logística reversa, colocando a criatividade a serviço da preservação do Planeta.
Com sua arte, o trabalho foi reconhecido pelo município, pela Unicamp, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e agora, com a participação na Rio+20, está prestes a ter um reconhecimento internacional. “As delegações internacionais se mostraram muito interessadas com a exposição que apresentamos”, destacou.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
O artista faz questão de destacar a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Wilson Cabral, que levou para o congresso da Rio +20, informações sobre a sustentabilidade no municipio de Campos.

Nenhum comentário: