segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atlético-MG pderde do Coritiba e Fluminense pode ser campeão brasileiro no próximo domingo

Fred, no jogo do Fluminense contra o São Paulo, no Morumbi
Fred, no jogo do Fluminense contra o São Paulo, no Morumbi Foto: Eliária Andrade
O Globo
RIO - O Fluminense termina a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro um pouco mais longe do vice-líder Atlético-MG e com possibilidade de ser campeão por antecipação, já no próximo domingo. O Galo perdeu de 1 a 0 para o Coritiba no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, com gol do ex-atacante do Flamengo Deivid. Ele cobrou pênalti aos 9 minutos do primeiro tempo e determinou o placar do jogo. A diferença entre o tricolor carioca e o alvinegro mineiro agora é de nove pontos, faltando quatro jogos para o término da competição.
No próximo domingo o Fluminense enfrenta fora de casa o Palmeiras, que está na zona do rebaixamento e ainda luta para escapar da queda para a Série B. O Atlético-MG, por sua vez, vai a São Januário para encarar o Vasco, em crise após seis derrotas seguidas, e que não tem qualquer pretensão no campeonato nem risco de cair.
Ficam assim as possibilidades: em caso de derrota do Atlético-MG para o Vasco, o Fluminense precisará apenas não perder do Palmeiras. Um empate bastará para o tricolor comemorar o tetracampeonato brasileiro, com três rodadas de antecedência. Outra chance de título antecipado no domingo que vem é o Galo empatar com o Vasco e o Flu vencer o Palmeiras. Aí a diferença subiria para dez pontos e restariam apenas nove em jogo nas três rodadas finais. Se Fluminense e Atlético-MG conseguirem resultados iguais contra Palmeiras e Vasco, respectivamente, líder e vice-líder seguirão para as três últimas rodadas mantendo a distância de nove pontos entre eles. E aí o Fluminense só não seria campeão se perdesse todos os seus jogos restantes e o Galo ganhasse todos. Mesmo assim, no final, dependeria do desempate no saldo de gols.
- O importante é manter a seriedade, saber que soberba, oba-oba, não adianta nada. Sabemos que estamos perto, mas não conseguimos ainda - disse o técnico Abel Braga no vestiário tricolor, após o empate com o São Paulo no Morumbi e antes de saber da derrota do Atlético-MG em Curitiba.
Sobre a partida contra o Palmeiras, no domingo que vem, Abel comentou:
- Não tem jogo fácil. Lá para trás, esse jogo, contra o São Paulo, considerava-se como um jogo de pontos perdidos para nós. E mantivemos uma invencibilidade contra os paulistas esse ano. Vamos enfrentar o Palmeiras do mesmo jeito, ofensivo.
O treinador tricolor analisou o próximo adversário:
- A situação deles é muito difícil. A ansiedade deles é muito grande, mas não podemos entrar nessa ansiedade. É uma pena essa situação. O time acabou de ganhar a Copa do Brasil, tem bons jogadores e um técnico jovem e competente (Gilson Kleina). Fizemos uma partida muito boa contra eles no Engenhão, vencemos por 1 a 0 e com extrema dificuldade. E eles podem jogar a última chace contra a gente - disse.

Nenhum comentário: