terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ação voltada ao Programa de Hipertensão e Diabetes realizada em Barra do Itabapoana

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou, por meio do PSF de Barra do Itabapoana, na manhã desta terça-feira (27/08), uma ação direcionada ao Programa de Hipertensão e Diabetes (Hperdia). O evento teve início com um café da manhã, na sede do PSF,e prosseguiu com a realização de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, palestras e atividades físicas.

A enfermeira Ana Carla do Rosário, coordenadora do PSF de Barra do Itabapoana, ressaltou a importância da participação da comunidade. “A partir de procedimentos aqui aplicados poderemos diagnosticar novos casos de diabetes, hipertensão, obesidade e, consequentemente, acompanhar e avaliar esses casos na área onde atuamos”, destacou.

Além de agentes de saúde da unidade do PSF de Barra do Itabapoana, participaram do evento médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Ao fim dos atendimentos, foi realizada uma caminhada em prol da saúde pelas ruas da comunidade.
- O PSF de Barra do Itabapoana realiza periodicamente palestras direcionadas à qualidade de vida dos assistidos, sempre com temas voltados para a prevenção da saúde, contando sempre com um público participativo e interessado – explicou a enfermeira Ana Carla.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participou com a doação de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas ao público presente.

(Fisioterapeuta) , Daiana Albernaz (Enfermeira) a Presença do Médico Dr. Rafael Chácar e agentes de saúde da Unidade, o grupo realizou alongamento com atividades físicas para os idosos presente ao evento, aferiu pressão, teste de diabetes e glicemia e realizou palestra sobre diabetes e como ter uma alimentação saudável.

Na oportunidade Enilce Gonçalves da Secretaria de Meio Ambiente se fez presente distribuindo mudas de frutas e verduras aos idosos participantes.

A enfermeira Ana Carla do Rosário, responsável pelo PSF, ressaltou a importância da participação da comunidade no local durantes as campanhas realizadas. “Esse evento é de suma importância, pois a partir dos procedimentos aqui aplicados podemos diagnosticar novos casos de diabetes, hipertensão, obesidade e consequentemente acompanhar e avaliar esses casos na área onde atuamos.

Ascom SFI-RJ

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente a ideia de desenvolver essa ação no PSF de Barra. A fisioterapeuta que participou da ação foi Natália Vargas Guimarães. A nossa comunidade gosta e precisa de ações como essa. A Enfermeira Ana Carla está de parabéns! !

Anônimo disse...

Belíssima iniciativa!

Parabéns aos profissionais que participaram do evento e à população que abraçou a ideia.

Fornecer informação de qualidade é, sem dúvida, parte da Saúde Comunitária que o Município deve oferecer.

Barra está carente por demais de atenção em relação à saúde pública e é certo que esta ação nem de longe resolve seus problemas, mas se deve reconhecer que é uma boa iniciativa e um primeiro passo.

A população deve COBRAR outras ações na área de saúde!