terça-feira, 15 de abril de 2014

Antes de viajar, motoristas devem ficar atentos à revisão do carro

Pneu bem alinhado e com o balanceamento em dia evita dores de cabeça durante a viagem

Feriadão está chegando e com ele muitas pessoas costumam deixar suas casas para pegar a estrada em busca de lazer e diversão. Mas, antes de viajar o motorista deve ficar atento a um detalhe que pode salvar vidas: a revisão do veículo.

Embora a manutenção preventiva não faça parte da cultura do brasileiro, especialistas recomendam que antes de sair com o carro, o condutor verifique as condições dos freios, suspensão, óleo e água e principalmente os pneus, que segundo o gerente da EME Pneus, Fred Danosso, é uma das, ou a mais importante peça do veículo.

Segundo ele, antes de viajar, é necessário, primeiramente, saber o seu local de destino, ter a noção do tempo de viagem, expectativa de chuva, enfim, se familiarizar antes de se planejar. “Nós aconselhamos sempre checar os fluidos do carro como: óleo de motor, fluido de freio, água do limpador de para brisa e do radiador. Esses são os cuidados iniciais, que aqui, a gente faz para o cliente gratuitamente”, informou Fred.

Outra coisa que tem de ser verificado antes da viagem é o pneu. “A calibragem tem de ser feita com o pneu frio. Também é importante lembrar-se de calibrar o estepe e verificar a situação do mesmo”, orientou Fred informando que a calibragem do estepe tem de ser 10 libras a mais do que é pedido, pois a peça fica parada dentro da mala do carro.

Procedimentos como balanceamento e alinhamento dos pneus, também são de extrema importância, e podem evitar, por exemplo, acidentes durante o percurso. “Verificar se os pneus estão gastos, e se estiverem, realizar a troca. O alinhamento é a geometria do veículo, e essa manutenção preventiva é necessária, não só antes de viajar, mas regularmente”, recomendou o gerente.

TECNOLOGIA EM PROL DA CLIENTELA

De acordo com Fred, a empresa utiliza da tecnologia 3D na realização do alinhamento. Segundo ele, isso dá uma maior precisão durante a aferição da geometria de cada carro. “Aqui nós trabalhamos na manutenção preventiva, pois se o cliente deixar o carro ficar detonado para depois trazer para fazer a revisão, isso vai lhe custar mais caro. Além do mais, o cliente faz o serviço hoje, e ganha seis meses de manutenção grátis”, disse o gerente aconselhando que a cada cinco mil quilômetros rodados, é importante fazer o rodízio nos pneus.

CUIDADO COM OS PNEUS
A primeira indicação de que o pneu não está em boas condições, é quando o mesmo ultrapassa ao limite de desgaste. Essa marcação pode ser verificada no Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem ou Tread Wear Indicator (TWI).
“Quando chega nesse marcador não tem jeito tem que trocar. E isso é lei, porque nesse estágio o pneu não tem mais condições de drenar água, de frear e nem de acelerar. É importante ter essa noção de como estar seu carro. Eu costumo viajar muito, e sempre quando passo por um acidente na estrada, eu percebo que em cada 10 ocorrências, nove são veículos com pneus carecas”, finalizou Fred.

REVISÃO EM DIA, VIAGEM TRANQUILA
Para o apropriador, Sandro da Silva Magalhães, 39 anos, realizar a manutenção periódica do veículo evita muitas dores de cabeça posteriormente. “Eu costumo fazer sempre. Às vezes levam dois meses, depende do tempo que o carro anda. Eu acho que é um gasto necessário, pois o alinhamento do carro ajuda muito e deixa o automóvel com mais estabilidade. Eu recomendo a todos fazer o check up, porque senão corre o risco do motorista ficar a pé durante a viagem”.

Outro que sempre faz a revisão de seu automóvel é o taxista, Samuel de Oliveira, 38 anos.

“Costumo fazer uma vez por semana a revisão geral do carro, e uma vez ao mês o balanceamento e o alinhamento nos pneus. Isso é importante porque eu, como ando no táxi, costumo rodar, por dia 150 Km, e por mês de quatro a cinco mil Km. Então, a manutenção tem que ser preventiva e não corretiva, porque senão sai muito caro”.

Postado por: KELLY MARIA
Fonte: Ururau
Foto: Gerson Gonçalo




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